Nós já falamos aqui no blog sobre a importância de se fidelizar pacientes. Naquele post demos ênfase para como seus pacientes precisam de algo mais do que apenas um tratamento dentário: eles buscam uma experiência única. Mas como você pode proporcionar isso?
Não vamos falar sobre a qualidade do tratamento, pois pressupomos que isso seja o básico a ser oferecido. Além da parte técnica, procure ser o mais claro possível acerca dos procedimentos a serem realizados e dos preços e prazos do tratamento. Dito isso, vamos conversar um pouco sobre os fatores externos que podem contribuir para esse atendimento único.
1. Entenda seu paciente
O ponto mais importante para conseguir oferecer uma experiência única é, antes de qualquer coisa, conhecer bem o seu paciente. É preciso levar em consideração que existem diversos tipos de pessoas e que elas chegam a seu consultório em situações diferentes de vida, com desejos e medos únicos. Inclusive o medo do dentista, que é sempre bom lembrar que existe. Saber como lidar com cada perfil é fundamental para que a experiência oferecida seja a melhor possível.
2. Recepção
O atendimento não começa quando o paciente senta em sua cadeira, mas sim desde o primeiro contato dele com o consultório. Por isso, cuidar da recepção é essencial. Tudo começa com a pessoa que te auxilia na secretaria, que precisa ser treinada para ser o cartão de visitas de seu consultório. Simpatia e agilidade na resolução de problemas são apenas algumas das características necessárias, então deixe essa pessoa afiada com as políticas de trabalho.
Além da secretaria, a sala de recepção também precisa de cuidados. Um espaço confortável e arejado deixará o paciente mais à vontade. Algumas dicas simples podem ser seguidas aqui. Caso você seja odontopediatra ou atenda crianças, uma sala com brinquedos e mais lúdica pode ser um grande alívio para as mães e fonte de diversão para os pequenos. Para jovens, deixar o sinal do wi-fi liberado os mantêm entretidos com seus smartphones. Adultos também podem se aproveitar disso, mas uma televisão ligada ou revistas atualizadas talvez sejam uma atração melhor para esse público.
3. Ambiente
O ambiente também é algo que influencia a avaliação do paciente. Decoração, conforto das acomodações, organização dos documentos, tipo de equipamento, identidade visual. Todos esses são pontos que precisam ser observados e podem valorizar o seu atendimento, variando de acordo com seus gostos pessoais, formas de organização e investimento financeiro realizado em seu consultório.
4. Pós-atendimento
O pós-atendimento é fundamental para fechar o ciclo de uma experiência única no atendimento odontológico de seus pacientes. Ele consiste no período entre a última consulta do tratamento em andamento do paciente e a consulta de retorno para uma nova avaliação da saúde bucal.
Um erro muito comum cometido pela maioria das clínica é simplesmente “abandonar” o paciente durante esse período. Isso influencia muito negativamente nas suas taxas de retenção ou fidelização dos pacientes. Manter-se em contato é fundamental para que ele lembre de você e de sua clínica.
Algumas práticas que podem ser adotas são:
- Enviar dicas de saúde bucal por email, whatsapp ou sms
- Entregar uma cartilha com os cuidados pós operatórios na última consulta
- Entregar um kit para cuidados bucais contendo creme dental, escova dental, etc.