Já batemos diversas vezes na tecla da importância do marketing para odontologia aqui no blog. Entretanto, faltava um artigo totalmente dedicado para discorrer sobre o tema.
O que é marketing?
Antes de entrarmos na questão sobre a importância do marketing na odontologia, vamos definir de forma sucinta o que é marketing.
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.
Philip Kotler – Marketing Management
Resumidamente, é a atividade responsável por identificar as necessidades dos seus clientes e potenciais clientes, comunicar sua soluções para eles e atraí-los para seu negócio.
A importância do marketing na odontologia
Quando realizamos palestras para alunos dos últimos períodos do curso de odontologia em algumas universidades fazemos a seguinte pergunta: quem pensa em montar um consultório próprio ao se formar? E como sempre, mais de 90% dos alunos levanta a mão prontamente.
O problema está na execução desse sonho. A maioria segue o mesmo roteiro: convida um amigo próximo da faculdade para ser sócio, escolhe o local adequado, investe em equipamentos, instrumentos, regulamentação, decoração, contrata uma secretária e avisa para os amigos e familiares quando irá inaugurar a clínica.
Até aí tudo normal. Mas após algum tempo atendendo amigos e familiares vem a dura realidade. A clínica está com baixo volume de pacientes e está mal pagando as despesas. Como última alternativa para aumentar o fluxo de pacientes na clínica, acabam recorrendo a parceria com convênios odontológicos, muitas vezes, sem muita pesquisa sobre os valores repassados por esses pelos procedimentos.
O problema todo está em negligenciar um dos processos-chave de toda clínica odontológica de sucesso: atrair pacientes. Em outras palavras, investir em marketing odontológico.
Sem investimento em marketing, fica muito difícil alguém além dos seus amigos, familiares e pessoas que passam na porta saberem que a sua clínica existe. Esses últimos, ainda poderão ter receio de se tratar com você, pois não conhecem sua competência profissional.
Investir em marketing impulsiona o boca-a-boca
Sempre que falamos sobre a importância do marketing para o sucesso da clínica, muitos profissionais argumentam que o que mais traz pacientes para eles é a indicação de outros pacientes pelos seus clientes atuais.
Com toda certeza, se você está tendo bons resultados com o marketing boca-a-boca é sinal que você está fazendo um bom trabalho e isso deve ser muito valorizado. Entretanto, ele é apenas uma das diversas formas que você tem para atrair pacientes para sua clínica ou consultório odontológico.
Além disso, investir em outras estratégias de marketing irá impulsionar a indicação de pacientes. Podemos analisar da seguinte forma:
- Você investe na divulgação da clínica e atrai pacientes que não conhecem ninguém que tenha se tratado com você ainda;
- Esses pacientes realizam o tratamento com você, tem uma experiência única de atendimento e passam a indicar você para os amigos e familiares deles;
- Novos pacientes chegam até você por indicação e o ciclo se repete.
Entendeu com você pode fazer “o roda girar mais rápido”?
Mas eu invisto em marketing e os resultados são baixos
Se você já entendeu a importância do marketing para odontologia temos meio caminho andado. Em relação ao desempenho das suas campanhas de marketing temos todo um campo a ser explorado. Abaixo você pode baixar gratuitamente nosso ebook o tema:
O mais importante é que você entenda que marketing carece de investimento contínuo e que os resultados se amplificam com o tempo. Infelizmente, o que acontece é que as clínicas fazem campanhas esporádicas de panfletagem, anúncio em alguma revista, rádio ou jornal local. Isso de fato é muito pouco eficiente. Por isso, separe um percentual do seu faturamento mensal para divulgar sua clínica e serviços.