Como diminuir a taxa de faltas do seu consultório

Quando um paciente falta, é natural bater aquela sensação de impotência. Nada mais pode ser feito, a cadeira permanecerá vazia e resta a triste visão do consultório parado. Inclusive já falamos aqui sobre o impacto financeiro que isso causa. Essa é uma realidade que afeta todos os dentistas e precisa ser evitada a qualquer custo. Por isso esse é o momento para parar e avaliar com calma o que pode ser feito, de forma a diminuir a taxa de faltas de seu consultório.

O que é a taxa de faltas e como calculá-la?

Antes de começarmos a falar sobre esse assunto, precisamos tirar uma dúvida: você sabe qual a taxa de faltas atual de seu consultório? Se ainda não tiver calculado, calcule. Alguns softwares de gestão, como o LaudOnline, te oferecem esse número diretamente. Se não tiver um software, fazer essa conta é bem simples e com uma regra de três você pode resolvê-la. Primeiro tenha em mãos o número de pacientes agendados no mês e quantos não comparecerem. Agora basta seguir a fórmula abaixo:

fórmula

A partir desse valor você terá uma ideia do trabalho que precisa ser feito. Se a sua taxa de faltas é de 40%, por exemplo, um longo caminho precisa ser percorrido para diminuí-la. E como fazer isso? Existem duas formas principais, através de um processo de fidelização e do uso de lembretes para as consultas. Vamos falar um pouco sobre cada uma deles.

Como reduzir a taxa de faltas?

1. Fidelizando o paciente

Quando o paciente vai até seu consultório, ele quer ver o problema bucal resolvido da melhor forma possível. Isso envolve desde o tratamento em si até provocar uma experiência única no atendimento proporcionado a ele. Esse processo de fidelização é o que garante que o paciente retorne ao seu consultório no futuro e, principalmente, que o indique para os amigos. Para isso é preciso entender bem seu paciente e garantir que desde a recepção até o pós-atendimento dele sejam de qualidade.

2. Lembrando o paciente da consulta

Mas isso não é a única ação a ser tomada. Como contamos em outro post, 59% dos pacientes faltam simplesmente por terem se esquecido da consulta. Isso independe da qualidade do atendimento ou da fidelização, já que se esquecer de um compromisso é algo que pode acontecer com qualquer um. Por isso é preciso sempre estar atento ao paciente e lembrá-lo das consultas. Em um software de gestão como o LaudOnline é possível, por exemplo, automatizar o envio de lembretes de consultas por mensagem de texto ou email, o que simplifica e facilita esse processo de confirmação.

Conlcuindo

Esses dois pontos, quando trabalhados em conjunto, podem ajudar a diminuir a taxa de faltas em seu consultório. Para ter certeza se elas foram efetivas, só utilizando números. Sabe aquela taxa de faltas que calculamos no início do post? Pegue os dados obtidos antes da implementação das ações e compare com os dados obtidos depois. Se você fizer um processo sólido, com certeza verá a diminuição da taxa e o aumento do lucro de seu consultório.

Rodapé Fidelização-01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *