9 dicas para criar o nome de seu consultório

Quando você decide abrir um consultório odontológico, há uma tarefa que parece simples à primeira vista, mas acaba bem mais complexa do quando você imaginou: criar o nome de seu consultório. Muitos dentistas pensam que é apenas colocar um “Consultório Fulano de tal” e seguir em frente. Talvez seja a solução. Talvez não. São muitos os fatores envolvidos na criação do nome de uma marca e vamos falar um pouquinho sobre eles.

experimentar o laudonline gratuitamente

1. O que espero do consultório?

A gente sempre fez questão de reforçar a importância do planejamento estratégico para seu consultório, então não poderíamos deixar de falar sobre ele. E a lógica é simples: o nome é um reflexo direto dos conceitos presentes no PE. Missão, visão, valores e posicionamento estratégico são só alguns dos pontos-chave que vão guiar o processo de escolha do nome.

Vamos usar um exemplo. Se você definiu que seu consultório será apenas focado no público do bairro e não pretende expandi-lo, isso impacta na criação do nome. A mesma coisa se decidiu criar uma franquia de consultórios e pretende espalhá-la por todo o país. O mesmo para os valores defendidos por sua empresa e para as características intrínsecas a ela.

A Amazon, gigante norte-americana no ramo de vendas online, tem esse nome por causa do Rio Amazonas e do grande fluxo de água que ele consegue escoar por minuto. Como a empresa prega o uso de descontos agressivos, de forma a aumentar o fluxo de venda de produtos, isso apenas foi refletido no nome.

2. Brainstorm

Com essas definições básicas em mãos, é hora de começar a pensar nas possibilidades de nomes. Existem diversas técnicas criativas que podem te ajudar aqui, mas como este é um momento inicial, o método mais comum é o brainstorm.

De forma bem simples, ele consiste em uma reunião feita com várias pessoas, relacionadas ao consultório ou não, para jogar conceitos e ideias na mesa. É um momento em que toda opinião é válida e deve ser levada em consideração, desde os nomes mais estúpidos até aquelas ideias geniais. Sem pré-julgamento, sem censura.

Uma boa reunião de brainstorm é aquela que vai te deixar cheio de conceitos em mente, algumas ideias de nomes interessantes e muito material para pesquisar. Às vezes há uma ideia tão boa que eclipsa todas as outras.

De vez em quando, tudo que foi discutido é descartado e é preciso começar as pesquisas do zero. Mas o processo em si é bem útil, então tenha o máximo de ideias possíveis, anote tudo e trabalhe em cima delas depois.

3. O nome não precisa dizer tudo

Agora que você já fez um brainstorm e pretende começar as pesquisas, tenha em mente que as ideias de nomes para seu consultório não precisam ser auto-explicativas. Há uma justificativa bem convincente para isso. Como raramente o nome aparece sozinho, sendo acompanhado por imagens, texto ou os dois, é criado um contexto explicativo.

É por isso que seu consultório não precisa, obrigatoriamente, ter um apêndice de “Consultório Odontológico”, pois isso poderá ser entendido de diversas maneiras. No caso de usar seu próprio nome como marca, por exemplo, o contexto mostrará você é dentista, seja pelo logo, pelo slogan, por imagens associadas ou pelo texto.

Além disso, nunca subestime o seu público. Em vez de trabalhar com a ideia de que a média das pessoas é incapaz de perceber referências e absorver detalhes, pense justamente o contrário. Todos possuem seus próprios conhecimentos e eles serão usados na hora de perceberem sua marca.

É por isso, inclusive, que você não deve levar preconceitos pessoais para a hora de escolher um nome. Se uma determinada palavra te lembra algo ruim que aconteceu na infância, mas se encaixa no contexto, esqueça sua birra infantil, lembre-se que ela é apenas sua e que outras pessoas terão percepções diferentes.

4. Fique atento ao mercado

Ao pensar em nomes para seu consultório, muitas vezes você irá se deparar com outras empresas que tiveram a mesma ideia. Essa é uma situação bem comum. Quando são empresas de áreas diferentes, coincidir os nomes não costuma ser um problema tão grande. Mas quando falamos sobre outros consultórios odontológicos, a situação muda um pouco.

É por isso que durante a fase de pesquisa é preciso saber como são os nomes mais usados na sua área de atuação. Veja qual é o padrão seguido e decida se você quer ou não segui-lo. Depois verifique se não há nenhum concorrente com os mesmos nomes que você selecionou e garanta que seu consultório seja único, de forma a diferenciar seu consultório desde o princípio.

 

ebook marketing na odontologia
Baixe grátis nosso ebook

 

5. O processo demora

Não adianta querer pressa. Um bom processo de criação de nome demanda tempo, pesquisa e diversas tentativas frustradas. Empresas que trabalham com naming costumam dar um prazo de quatro semanas para elaboração de um trabalho, de forma a entregar algo embasado e de acordo com as necessidades de sua empresa. Bom, já deu para perceber que um nome não é feito do dia para a noite.

Isso também vale para o caso de você ter decidido criar o nome sozinho. Vá com calma e não espere resultados imediatos. Até mesmo porque, provavelmente, você não tem experiências na área de criação publicitária ou design. Você pode se sentir frustrado por não conseguir pensar nada no primeiro dia, no segundo, terceiro, quarto, quinto… fique tranquilo que isso é normal.

Um bom nome costuma surgir somente após muita pesquisa, estudo sobre a empresa e o mercado. Não raro é o nome surgir através de um lampejo durante o banho ou enquanto você dirige. Não se iluda, já que estes lampejos só puderam acontecer graças aos processos de estudo e pesquisa prévios.

6. Disponibilidade online

Durante o processo de escolha do nome, a forma como será sua presença online não deve ser descartada. Aqui estamos falando de conferir se os domínios para um futuro site estão disponíveis e se as redes sociais permitem a criação de páginas com o nome desejado. Estes são fatores fundamentais para que seus pacientes te encontrem na internet e possam ter informações sobre seu consultório.

Essa limitação, porém, não deve ser um fator determinante para a escolha do nome. Se o domínio www.NomeEscolhido.com.br não estiver disponível, não entre em pânico. É melhor usar um complemento ao nome do que escolher um nome pior só por causa disso. Se www.ConsultorioNomeEscolhido.com.br estiver disponível, por exemplo, é uma ótima resolução para o problema.

7. Tenha opções

Quando você chegar na linha final da escolha, esperamos que você tenha várias opções de nome. Essa é a hora de refinar e tomar sua decisão. Mas aqui fica um aviso: não se apaixone perdidamente por uma opção. Todas as opções escolhidas precisarão passar pelo crivo de um advogado e do INPI, para ver se elas poderão ou não ser registradas. Caso aquela opção que você amou seja vetada, é sempre bom ter outras na manga e prontas para serem usadas.

8. Um nome não vai agradar todo mundo

Todos os nomes têm pontos negativos. Dar o nome de Gol para uma empresa aérea com certeza demandou uma boa defesa e um embasamento invejáveis. Chamar uma empresa de tecnologia de Maçã (Apple) aparentemente não tem sentido. E nomear uma revista feminina com o pior temor de muitas delas: TPM? Com certeza esses nomes tiveram os seus detratores no início, mas o conceito por trás era tão interessante que a ideia foi aceita e as pessoas arriscaram.

Isso acontece com a maioria dos bons nomes. Se no início dos brainstorms e pesquisas você já for com a intenção de encontrar que não desagrade ninguém, o máximo que você vai conseguir são conceitos genéricos e que não dirão nada sobre o que realmente o seu consultório é. Portanto, pense bem antes de recusar ou aprovar um nome usando esse argumento.

9. Contratar um profissional

Só pelo tamanho deste post você deve ter percebido que criar um nome para seu consultório não é uma tarefa fácil. Se você tiver condições, talvez a melhor solução seja contratar empresas ou profissionais habilitados a fazer isso. Eles já possuem todas as técnicas e estudos prévios, estão acostumados com o processo criativo e possivelmente te entregarão um trabalho muito bem embasado e coeso. Isso evita muita dor de cabeça para o seu lado e dá um tom profissional para seu consultório.

Além disso, trabalhar com um profissional de comunicação/design é importante para aquilo que virá depois do nome. Como dissemos, ele nunca vem sozinho e é preciso pensar em todo o material que o cerca. Logotipo, papel timbrado, cartão de visitas, site, material de divulgação. Se você pretende que todos esses projetos sejam bem executados, é hora de pensar em contratar alguém especializado nisso.

 

experimentar o laudonline gratuitamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *