O planejamento estratégico é uma forma de analisar a realidade atual da sua empresa e pensar em como você quer que ela esteja no futuro, seja em um prazo curto ou longo.É uma ferramenta fundamental para a boa gestão de um negócio, uma vez que organiza e direciona os processos de sua empresa com o objetivo de potencializar oportunidades e corrigir deficiências.
Vamos começar a pensar no planejamento estratégico de seu consultório odontológico?
Quem somos? O que queremos?
O primeiro passo é definir a missão, visão e valores da empresa. De forma simplificada, a missão é a razão da empresa existir, a visão é onde ela pretende chegar e os valores são as convicções que a empresa defende. Se você ainda não sabe como definir esses pontos, leia nosso post sobre o assunto.
Onde estamos?
Definidos os três itens anteriores, faça uma análise do momento atual de sua empresa, pensando em fatores internos e externos, sejam eles bons ou ruins. Uma boa maneira de fazer isso é através da análise SWOT, que vai determinas suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Você pode aprender como fazê-la nesse post.
Qual será o caminho?
Estabeleça quais serão seus objetivos estratégicos, indicadores e metas para o futuro. O primeiro passo é definir seus objetivos estratégicos. Eles são os intentos globais de seu consultório e precisam ser definidos com um longo prazo em mente, algo em torno de dois a cinco anos. São, por exemplo, “Garantir um atendimento de qualidade para os pacientes” ou “Buscar a excelência nos atendimentos”. É a partir deles que os indicadores e metas surgirão.
Os indicadores são objetivos específicos a curto prazo e que são voltados para a execução de operações do dia a dia de seu consultório. O ponto-chave aqui é que os indicadores precisam ser mensuráveis, justamente para saber se os seus objetivos estratégicos estão sendo cumpridos. Alguns exemplos de indicadores adaptados para a realidade odontológica são “Número de pacientes”, “Faturamento” ou mesmo “Satisfação dos clientes”. As metas são o ponto que você deseja atingir, em números.
Para isso é necessário manter os pés no chão, afinal você não quer estabelecer algo inalcançável, certo? Isso seria frustrante e contra produtivo, então pense nas suas reais condições para a elaboração do planejamento e garanta que você tenha condições de cumprir seu planejamento. Se quiser saber mais sobre esse assunto, acesse nosso post.
Como faremos?
Após estabelecer os objetivos, indicadores e metas, é necessário pensar como você fará para atingi-los (é por isso que no tópico anterior sugerimos mantê-los dentro de possibilidades reais). Defina estratégias, recursos e as ferramentas que você poderá usar de forma eficiente para conduzir seu consultório no caminho que você deseja seguir. Não se esqueça também de estabelecer prazos coerentes, que devem ser seguidos rigorosamente.
Colocando em prática
Agora você já tem tudo planejado para o futuro da sua empresa, ótimo! O importante nesse momento é implementar todas as suas ideias e decisões, é a hora de agir!
Está dando certo?
Para saber se suas ações apresentaram resultados é fundamental monitorar a implementação e os resultados de seu planejamento. Dessa forma sua empresa não se desviará do plano inicial e evitará as atividades de urgência que não contribuem para atingir seus objetivos. Esteja aberto também para lidar com as respostas de suas ações, estimulando o feedback. Para saber como controlar seus indicadores e metas, veja este nosso post sobre o assunto.
O planejamento estratégico é um importante guia para te ajudar a ganhar mais dinheiro através da identificação de oportunidades, da diferenciação com relação à concorrência e no contorno de possíveis ameaças. Lembre-se, entretanto, que o mercado está sempre em mudança e que, possivelmente, você precisará ajustar seu planejamento à realidade em que você se encontra.