Como aplicar indicadores e metas na odontologia

Como você viu em nosso post sobre planejamento estratégico, indicadores e metas são fundamentais para planejar e controlar com sucesso o futuro de seu consultório. Neste post vamos falar um pouco mais sobre eles.

Indicadores
Os indicadores permitem avaliar o desempenho da empresa no cumprimento de seus objetivos estratégicos, comparando o desempenho atual às metas definidas, sendo, portanto, fundamentais para acompanhar e melhorar os resultados alcançados.

Para defini-los comece delimitando seus objetivos estratégicos e, em seguida, pense em quais informações serão necessárias para medir e monitorar o caminho que te levará até eles. A partir dessas informações que você deverá determinar seus indicadores.

Para entender de forma mais simples, vamos pensar neles como os objetivos específicos e de curto prazo que vão te ajudar a atingir seu objetivo estratégico. Suponhamos que seu objetivo seja “garantir um atendimento de qualidade”. Para chegar até esse ponto, quais serão os aspectos específicos que você precisa trabalhar? Será que é preciso medir o tempo de atendimento, a satisfação do cliente e a atualização do estoque, por exemplo? É a partir dessas dúvidas que surgirão seus indicadores. Nunca se esqueça de que eles devem ser quantificáveis, pois só assim será possível medir o quão úteis eles são para atingir seus objetivos.

Metas
As metas se relacionam intimamente com os indicadores, tratam-se dos resultados que se deseja alcançar e devem ser expressas em números. Se pegarmos como exemplo o indicador “Índice de satisfação do cliente”, a meta poderia ser “95% dos clientes satisfeitos com o atendimento”. Cada indicador deve estar atrelado a uma ou mais metas e elas devem ser suficientes para, em longo prazo, atingir o objetivo estratégico. As metas devem ser desafiadoras, porém alcançáveis em um período determinado de tempo.

Por fim, indicadores e metas devem ser divulgados para todos para que sejam incorporados à cultura da instituição e trabalhados no dia a dia. Eles devem ser uma forma de motivação e engajamento no sentido de alcançar as metas e objetivos estratégicos, não apenas de uma mera formalidade na gestão.

Rodapé-LaudOnline-02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *