Se você já leu o livro ou assistiu ao filme Alice no País das Maravilhas vai se lembrar da cena em que Alice se encontra perdida no meio de uma floresta e encontra o Gato de Cheshire. O diálogo entre os dois é bem curioso e pode ser aplicado ao contexto empresarial:
“‘Gatinho de Cheshire (…) O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?’
‘Isso depende muito de para onde você quer ir’, respondeu o Gato.
‘Não me importo muito para onde…’, retrucou Alice.
‘Então não importa o caminho que você escolha’, disse o Gato.
‘… contanto que dê em algum lugar’, Alice completou.
‘Oh, você pode ter certeza que vai chegar”, disse o Gato, ‘se você caminhar bastante.'”
A indecisão de Alice é a mesma que muitas pessoas passam ao traçar uma estratégia de negócios. Pra onde ir? Onde minha empresa quer chegar? Como disse o Gato, qualquer trilha serve quando não se sabe para onde caminhar, afinal todas vão te levar para algum lugar. Isso é o suficiente? Se seu consultório souber para onde quer crescer, o trajeto pode ser melhor aproveitado e feito de forma eficiente. É nesse ponto que a missão, visão e valores entram.
Missão
A missão representa a razão da empresa existir. Ela é o ideal de como a empresa enxerga o mundo e qual o papel que ela exercerá nele. A missão está ligada diretamente aos objetivos estratégicos de seu consultório e costuma perdurar por muitos anos, sendo alterada apenas em caso de mudança de posicionamento.
Exemplos de Missões
Google: “Organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.”
Kimberly-Clark: “Liderar o mundo no que é essencial para uma vida melhor”
Natura: “Criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem”
Unilever: “Levar vitalidade para o dia-a-dia.”
LaudOnline: “Descomplicar a vida das pessoas através da tecnologia”
Visão
A visão traz a expectativa da empresa para o futuro, do lugar onde ela quer chegar. É ela a responsável por nortear as decisões de seu consultório a curto e médio prazo, servindo como base para as construções do planejamento estratégico, das metas e indicadores. As visões empresariais precisam ser mensuráveis e possuem um prazo para serem atingidas. Após esse período precisam ser revistas e, se necessário, reformuladas.
Exemplos de visões
Disney: “Fazer as pessoas felizes”
Microsoft: “Um computador em cada mesa e em todas as casas, todos usando softwares da Microsoft”
Nike: “Ser a empresa atlética número um no mundo”
Universidade de Stanford: “Ser a Harvard do oeste”
Arcor: “Ser a empresa nº1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional.”
LaudOnline: “Ser a melhor empresa de software odontológico do Brasil”
Valores
Já os valores são aquelas convicções defendidas pela empresa, tanto em condutas profissionais quanto nas escolhas dos perfis dos funcionários. Para que eles não sejam apenas da boca para fora, os valores precisam ser exercitados no dia a dia de seu consultório, sendo intrínsecos a tudo que você e seus funcionários fizerem.
Exemplo de valores
Kopenhagen: Lideranças interativas, trabalho em equipe, proatividade, qualidade, ética e respeito
Casas Bahia: Humildade, disciplina, equilíbrio emocional, garra, determinação e eficiência
Natura: Humanismo, criatividade, equilíbrio e transparência
Laudonline: Tecnologia, sustentabilidade, juventude, excelência, simplicidade e união.
Apenas definir a missão, visão e valores não é garantia de nada. Essas ideias só serão uteis se aplicadas diariamente em seu consultório e por todo mundo que trabalhe nele. É por isso que elas precisam ser divulgadas e difundidas o máximo possível, para que todos internalizem o seu significado e pratiquem sem nem mesmo prestar atenção.
Além disso, estes três tópicos serão utilizados como base para a criação do planejamento estratégico de seu consultório, mas isso é assunto para outro post mais detalhado.