Existem diversas formas de se atrair um paciente para seu consultório odontológico.Seja através da indicação de amigos, controle de retornos, redes sociais, marketing digital, parcerias. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, que explicamos em um post sobre o assunto. Nele tratamos de sete ferramentas, mas não nos aprofundamos tanto em detalhes técnicos. Hoje vamos fazer isso, de modo a destrinchar uma que foi apenas tocada superficialmente por lá: o marketing offline.
Hoje ele é visto como aquela forma “tradicional” de se fazer o marketing, sob a qual estivemos expostos durante a nossa vida. Apesar da exposição, não quer dizer que a gente saiba fazê-lo. Como qualquer produto de comunicação, precisa de um detalhado estudo de público, da adequação da marca e de um cuidadoso planejamento. E engana-se quem pensa que com a chegada da internet ele ficou obsoleto. Embora seu uso venha caindo com o passar dos anos, continua sendo a ferramenta mais utilizada por grande parte das empresas, inclusive as odontológicas.
Seus resultados são comprovados e o que mais acontece hoje é uma mescla entre as técnicas online e offline. Porém há casos em que o marketing offline não é apenas mais uma ferramenta dentro da estratégia, e sim a principal arma. Pense na seguinte situação. Seu consultório está localizado em um bairro familiar do subúrbio, com uma clientela composta por famílias que vivem na região. Qual a forma mais fácil de atingir esse público? É pela internet ou se envolvendo com a comunidade local? Nesse caso, a proximidade física é seu grande trunfo e ajuda em diversos aspectos.
O que queremos trazer nesse post são seis formas de se trabalhar o marketing offline e que podem ser usadas em seu consultório. Antes de começarmos, porém, vamos partir do princípio que você já possui todo o material de comunicação padronizado, com um bom logo, uma fachada para a clínica e uma identidade visual de impacto em tudo que você faz. Isso é o básico, pois todos os materiais offline seguirão as mesmas decisões estratégicas.
Agora podemos falar sobre eles.
1. Materiais impressos
Não é raro encontrar um dentista que não tenha um simples cartão de visitas para distribuir ou um papel timbrado personalizado para os documentos. É importante se atentar para esses detalhes porque eles dão um ar profissional para o consultório, o que contribui para a fidelização do paciente. Além disso, você também pode trabalhar com folders, flyers e cartazes em geral para fazer a divulgação em sua região ou na área desejada. Basta pensar bem em qual estratégia usar, no público desejado e procurar um profissional que faça um bom trabalho.
2. Propagandas em jornais, radios, revistas e tv
Antes que você diga que é exagerado anunciar em algum desses veículos, a gente precisa parar e pensar um pouco. Talvez seja uma boa ideia. Se seu consultório está localizado em um bairro que possui um jornal da comunidade, por exemplo, você consegue uma boa segmentação do público. Ou se seu consultório é em uma cidade do interior e lá possui uma rádio local, que tal anunciar nela? Algumas cidades têm televisões em ônibus ou loterias, por que não utilizar esses meios? São só alguns exemplos para se ver que essa realidade não está tão longe dos consultórios odontológicos, mesmo dos menores.
3. Outdoor, busdoor, fundo de bancas, táxis
Esses são mais alguns casos em que você se beneficia diretamente da localização do anúncio para engajar seu público. Se no bairro onde você atende possui uma banca de jornais com aqueles anúncios atrás, pode ser interessante usar aquele espaço. Se seu consultório é central e precisa atrais público de todas as regiões, talvez um anúncio na traseira do ônibus (busdoor) possa ser a solução. De novo, são somente alguns exemplos para mostrar como utilizar esse tipo de propaganda para incrementar seu marketing offline.
4. Ações socioambientais
Esta é uma forma de diferenciar seu consultório dos demais e, junto, melhorar sua imagem perante a comunidade na qual você se insere. A ideia é sair daquele padrão já estabelecido de usar papel reciclado e preocupar com o lixo, mas fazer ações que realmente impactem aqueles que estão a sua volta. Você é odontopediatra? Então que tal mostrar que você está preocupado com as crianças e doar cestas básicas para orfanatos? É só uma sugestão simples, então use a criatividade e tenha sensibilidade para saber como e quem seu consultório pode ajudar de fato.
5. Parcerias
Outra forma de promover seu consultório para seu público é se aliar a outras empresas que te ajudam a atingi-lo mais facilmente. É criar planos diferenciados para a associação comercial local, por exemplo, ou promover palestras educacionais em empresas para melhorar a saúde bucal dos pacientes. Além de serem formas de divulgar seu trabalho, também te ajudam a melhorar os relacionamentos, o que é sempre válido.
6. Assessoria de imprensa
Com a mídia migrando para o meio online, este é um tópico que se mescla com o de “marketing online”, porém vamos conversar sobre ele aqui por conta do prestígio que uma entrevista em um jornal televisivo ou num impresso ainda concedem. A assessoria de imprensa é um processo que te coloca em contato com jornalistas para que você seja fonte de possíveis matérias. Sabe quando aparece um dentista no noticiário local para falar dos cuidados com os dentes? Provavelmente ele apareceu ali a partir de um trabalho de assessoria. Ter sua imagem vinculada a algum desses meios de comunicação, seja rádio, tv, impressos ou internet, ajuda a melhorar sua visibilidade, o que faz com que você e seu trabalho apareçam para um maior número de pessoas.
Concluindo
Apresentamos apenas algumas formas de se trabalhar o marketing offline dentro do seu consultório odontológico. Para saber se ele é ou não a melhor opção para o seu caso, analise bem a situação, veja a parte financeira e faça sua escolha. Geralmente há uma mescla entre o online e o offline, mas é só com um planejamento de marketing que você poderá tomar essa decisão com mais segurança. E não se esqueça de conferir o que o Código de Ética Odontológico permite ou não fazer.