Ter um consultório odontológico é ter o compromisso de atender os seus clientes da melhor forma possível, mas é também uma forma de ter os mais variados gastos financeiros. Como você já deve ter percebido, os gastos aumentam dia a dia, e com a crise financeira e com o aumento também frequente da concorrência, é fundamental encontrar alternativas para diminuir as despesas e conseguir ter um bom desenvolvimento do seu consultório.
Se você também tem dificuldades para controlar os seus gastos e quer uma forma de conseguir economizar, veja algumas dicas simples que você pode incorporar ao seu dia a dia e que farão a diferença no seu bolso no final do mês.
Dicas para economizar no consultório odontológico
1. Fluxo de caixa
Antes de tudo, você deve ter conhecimento completo sobre todas as suas finanças. Perder o controle e não saber quanto ganha e quanto gasta é um dos principais motivos que podem te levar à falência. Sabendo disso, comece a controlar o fluxo de caixa do seu consultório, ou seja, anote quanto entra e quanto sai de dinheiro.
Assim você conseguirá perceber de onde consegue ganhar mais dinheiro e na onde você gasta a maior parte de seus lucros, fazendo com que fique mais fácil de você identificar onde pode economizar mais.
2. Economia de água
A conta de água do seu consultório anda muito alta? Uma alternativa para economizar água e diminuir o valor da sua conta é utilizar dispositivos de economia, que reduzem o consumo de água. Esses dispositivos são instalados por empresas especializadas e podem reduzir mais de 10% do valor que você vem pagando por mês. Procure as empresas que oferecem esse serviço em sua cidade e veja como usufruir desses mecanismos.
Nesse post da Gnatus você encontra mais dicas sobre como economizar água: https://goo.gl/iyrvov
3. Economia de papel e impressão
Como você sabe, uma das partes mais complicadas é conseguir armazenar os prontuários de seus pacientes, uma vez que a lei exige que você tenha guardado esses prontuários por um bom tempo, mesmo depois dos tratamentos encerrados.
A forma mais utilizada é imprimir e arquivar esses prontuários, e só aí já são dois gastos a mais: o da tinta para a impressão e o papel. Isso sem contar que, quando o volume de prontuários é muito grande, você precisa encontrar um lugar para guardá-los, tendo que construir um cômodo a mais para isso.
Uma maneira de economizar é optar pelos softwares de armazenamento digital, assim você não precisa de papel, de impressora e nem de espaço, pois todos os prontuários ficam arquivados virtualmente, de maneira muito mais eficiente e segura.
4. Economia de luz
Além dos gastos com água, o gasto com a luz é também um dos que mais interfere no seu cotidiano. Procure alternativas para economizar energia e reduzir o valor da sua conta, como por exemplo, substituir os aparelhos mais antigos por versões mais modernas que gastam bem menos força elétrica.
Além disso, um bom investimento são as lâmpadas de LED, que gastam muito menos e apresentam uma durabilidade muito maior.
5. Materiais
É claro que para manter o seu consultório em dia e apto para atender, você precisa realizar compras de materiais com uma certa frequência. Uma forma de economizar é buscar sempre mais de um fornecedor e fazer cotações, vendo qual deles oferece um orçamento mais barato.
Com essas simples dicas você consegue economizar e aumentar o lucro do seu consultório de maneira fácil e prática!