Às vezes os livros e cursos não são suficientes para fazer com que sua empresa cresça como você espera. É preciso ir além, buscar a solução fora da sala de aula e transitar no mercado para encontrar as melhores práticas que estão sendo feitas. Isso é o chamado benchmarking.
Em uma definição mais precisa, ele é um processo contínuo de comparação de serviços e produtos entre empresas do mesmo ramo ou não, feito para buscar aquelas práticas que vão gerar um maior impacto em sua empresa. O objetivo não é comparar por comparar, mas sim usar essa comparação como base para uma melhoria constante de seu consultório.
Para mostrar um exemplo de como o benchmarking gera resultados, nada melhor do que contar a história de como tudo começou. Na década de 1970, a Xerox Corporation enfrentava um cenário altamente competitivo no Japão e, visando melhorar seus resultados, buscou novas práticas ao observar outras empresas. Os japoneses inclusive têm um termo para isso: dantotsu, que significa “lutar para se tornar o melhor entre os melhores”. Com essa busca eles puderam reestruturar diversos setores da empresa e voltar a crescer em um cenário com competição feroz.
Tudo bem, agora você já entendeu o que é o benchmarking. Mas como aplicá-lo na realidade de seu consultório? O primeiro passo é olhar para dentro de sua empresa e ver o que você considera que são suas forças e fraquezas. A partir disso você precisa pesquisar as empresas com as quais você quer fazer uma troca de informações e observar qual o tipo de benchmarking será feito com elas.
Para que ele seja efetivo, é preciso uma metodologia preestabelecida. Isso é essencial para que as pesquisas e investigações sejam feitas com eficiência e possam captar exatamente aquilo que você quer descobrir. Agora sim você pode entrar em contato com as empresas. Se for um concorrente, terá que encontrar meios alternativos de conseguir as informações que precisa. Em outros casos o contato pode ser feito a partir de conversas diretas com as pessoas responsáveis.
A partir dessa aproximação você terá contato com realidades e formas de trabalho bem diferentes da sua e isso é fundamental para trazer inovações para seu consultório. Lembre-se que esse é um processo de melhoria contínua e precisa ser trabalhado sempre para que os resultados sejam efetivos. Que tal começar?