No post sobre controle de qualidade total na odontologia, destacamos a ideia de que se deve controlar todos os processos a fim de entregar um produto de acordo com as expectativas do cliente ou até ir além delas. Para que esse sistema de qualidade funcione, é preciso uma base. É isso que 5S dá.
Ele é uma metodologia japonesa de controle de qualidade que é baseada em cinco sensos, todos iniciados com a letra s: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Cada um deles representa um ponto a ser observado em sua empresa. Vamos conhecê-los:
Seiri – Senso de utilização e descarte
Este senso diz respeito à utilidade das coisas, de forma a separar aquilo que é desnecessário do que é realmente útil para seu trabalho. Isso vai te ajudar, por exemplo, a desentulhar seu consultório e avaliar o que deve ser guardado e o que vai para o lixo. Observe datas de validade de produtos, prazos de vencimento de documentos e não se apegue demais a seus objetos. Pense neles sempre de forma prática.
Seiton – Senso de arrumação e ordenação
Aqui é hora de pensar no espaço que você tem disponível e organizar tudo de forma a deixá-lo o mais funcional possível. Nesse senso, a chave é fazer com que a localização dos objetos seja simples e que siga uma lógica própria, de modo a qualquer pessoa encontrá-los facilmente. Entram nessa categoria desde equipamentos até os documentos de seu paciente, então faça disso um processo contínuo em seu consultório. Para ver algumas dicas de organização, acesse nosso post sobre o assunto.
Seiso – Senso de limpeza
Para um ambiente ligado à saúde, este é um senso fundamental. Ele consiste em manter a limpeza do ambiente seja lá em qual situação for. Aliás, mais do que manter limpo, ele exige um comprometimento de toda a equipe. É aquela velha máxima de que “se sujou, limpe”, pois só com a colaboração de todos é que este senso pode ser aplicado e gerar resultados. Além disso, esse é o processo seguinte ao Seiri e ao Seiton, já que depois de definir a utilidade e arrumar o seu consultório, é preciso mantê-lo desse jeito.
Seiketsu – Senso de saúde e higiene
Acho que aqui não precisamos nem entrar em detalhes, pois esperamos que isso já seja feito em seu consultório. O seiketsu diz respeito a manter um ambiente de trabalho propício à saúde e higiene, preocupando-se com os uniformes, recepção, esterilização e a cadeira de atendimento. Esse é o mínimo que se espera de um ambiente que trata diretamente com a saúde de uma pessoa.
Shitsuke – Senso de auto-disciplina
Este senso tem um conceito mais complexo do que o nome pode parecer à primeira vista. Seu principal significado envolve o caráter do indivíduo, que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos. Outro ponto importante é que este último senso fala muito sobre como os outros quatro serão aplicados em sua rotina. Ele envolve uma aceitação e comprometimento com as mudanças, exige uma reflexão maior em cima dos processos e uma aceitação do que está sendo feito.
Implementar o 5S não é uma mera questão de melhorar os índices de qualidade, mas sim a melhoria de seu consultório como um todo. Dentre os benefícios que ele traz estão a melhoria do ambiente de trabalho, redução de custos, diminuição do desperdício, prevenção de acidentes e, por fim, o aumento da qualidade do atendimento e do produto final oferecido ao paciente.
Mas para que o 5S funcione de forma efetiva, toda a equipe de seu consultório precisa estar ciente de como ele será implantado. As mudanças podem até ser sugeridas por um indivíduo, mas só serão eficientes se todos colaborarem. Com isso em mente, vamos conhecer os cinco sensos.
Lembre-se que o 5S pode ser aplicado em vários contextos de sua vida, desde o consultório até sua própria casa, passando pela forma como você lida com seu corpo. Utilizá-lo nos diversos ambientes em que você transita é interessante para internalizar os conceitos e aplicá-los sem nem mesmo perceber. Quando você chegar nesse ponto, o objetivo principal dos cincos sensos será atingido e seu consultório e sua vida terão mudado para melhor.