Após o atendimento, manter o bom relacionamento com o paciente é tão importante quanto foi na hora do tratamento em si. Se esse pós-atendimento for feito com qualidade, as chances dele retornar a seu consultório vão aumentar (e muito). E apesar dele ser um processo importante, é bem simples de ser realizado. Três pontos são fundamentais para que ele ocorra, então vamos te contar um pouco sobre isso neste post.
1. Relacionamento humanizado
É essencial que durante a negociação, atendimento e pós-atendimento, sua relação profissional com o paciente seja humanizada. Procure conhecer seus interesses e mantenha uma conversa amigável e cordial. É necessário inspirar confiança para o paciente e mostrar que ele tem valor e importância. Escute o que ele tem para dizer, explique as técnicas que serão usadas, o tempo do tratamento. Não se esqueça que é uma pessoa que está sentada em sua cadeira e que, como tal, ela também tem seus sonhos e anseios.
2. Conhecer as expectativas e satisfazê-las
Esse tópico está relacionado à pesquisa de satisfação, sobre a qual você já leu nesse post. Esse tipo de pesquisa é um dos procedimentos que engloba o pós-atendimento e auxilia na fidelização de seus pacientes, na medida em que mede se as expectativas do paciente com relação a seu tratamento foram satisfeitas. Não se esqueça de pedir sugestões e de se preparar para ouvir críticas.
3. Estar presente e disponível
Esse é o ponto mais importante de todo o processo: não deixe seu paciente te esquecer. Se for o caso de um tratamento mais complicado ou de uma cirurgia, que tal ligar para verificar como está sendo a recuperação? Mandar mensagens ou emails avisando que já está na hora de retornar ao consultório também é uma boa ideia. Aniversários e datas comemorativas são boas oportunidades para entrar em contato com uma mensagem. Para casos de pacientes que tiveram qualquer complicação durante o atendimento, é indicado que você envie algo personalizado. Mostre que você está falando com aquele paciente especial e não mandando uma mensagem automática, ele vai se sentir mais especial por isso.
Além dessas dicas que demos, outro ponto importante é preciso estar disponível. Responda seus emails, atenda os telefonemas e se tiver um endereço profissional nas redes sociais, responda as dúvidas. Nunca deixe o seu paciente sem respostas, mesmo que esta seja “venha até meu consultório para que eu possa fazer uma avaliação”.
Buscar benefícios para seus pacientes não vai gerar apenas a fidelização das pessoas que você atende atualmente, mas também vai trazer boas recomendações e que podem virar novos atendimentos no futuro. Para deixar mais claro, tenha em mente que o tempo gasto com esse processo pode ser considerado um sinônimo para pré-venda na próxima negociação.