Uma das barreiras encontradas na hora de se empreender na odontologia é a questão financeira. Como os cursos superiores não preparam os profissionais para isso, é difícil saber lidar corretamente com essa parte. Se no quesito de planejamento e controle financeiro nós do LaudOnline podemos oferecer dicas úteis, na parte de tributação e impostos é quase impossível para nós, já que essa é uma área que varia de acordo com a cidade em que você está.
Para isso é preciso pensar sobre a contratação de um escritório ou um profissional de contabilidade para seu consultório. O contador é alguém que se especializa em áreas específicas de finanças, impostos, orçamentos, operações de negócios, patrimônio empresarial, gestão de negócios e gestão de dinheiro. É ele que vai te ajudar a administrar melhor seus recursos financeiros em função do recolhimento de impostos. Como a área de saúde é um ramo dinâmico em que as leis e regulamentações acabam mudando com uma alta frequência, é interessante ter uma pessoa que entende do assunto e delegar essa tarefa para ela.
Escolher o profissional/escritório que vai realizar esse trabalho para seu consultório não é uma tarefa qualquer. Reunimos aqui embaixo sete dicas para te ajudar a selecionar melhor quem irá realizar este importante trabalho para você:
- Da mesma forma que o Código de Ética Odontológico, o de Contabilidade também proíbe a divulgação de propagandas e concorrências desleais, então desconfie desse tipo de serviço quando for anunciado;
- Procure um profissional/escritório em sua cidade. As regras tributárias podem varias bastante de região para região e é sempre melhor ter alguém que conhece profundamente as tarifas locais;
- Veja a forma como a empresa trabalha e se ela se encaixa com seu modo de trabalho para que não haja conflitos;
- Pesquise sobre a situação da empresa no respectivo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Seascon) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC);
- Procure referência de clientes atuais e ouça seus amigos que já utilizam serviços terceirizados de contabilidade;
- Compare preços entre diversas empresas, mas não se deixe levar apenas pelo preço mais barato. O Conselho Federal de Contabilidade não estabelece um preço padrão para os honorários então, no caso de um serviço de contabilidade, a qualidade do trabalho costuma ser sentida no preço.
- Escolhido o profissional/escritório, mantenha contato com ele. É importante que você entenda um pouco sobre o trabalho que ele executa para que possa colaborar de forma mais efetiva com o que ele precisar e também poder cobrar algumas ações dele.