Alguma vez você já foi realizar um procedimento e verificou de última hora que faltava um material? Bateu aquele desespero? Pois é, mesmo que você não tenha passado, com certeza consegue imaginar o transtorno que isso causa para o profissional envolvido. Fazer um controle eficiente do estoque de materiais é o que impede que isso aconteça.
Outro ponto importante é que o controle de estoque impacta diretamente a precificação de seu trabalho. A começar pelo básico: caso um material específico acabe, atendimentos podem até mesmo ser cancelados. Isso gera horários ociosos que afetam o custo por hora de seu trabalho. Outro ponto é que se você tiver em mãos uma lista do que irá precisar em um determinado período de tempo, é possível negociar preços e condições de pagamento com os vendedores. Por isso é necessário planejar e controlar seu estoque.
O primeiro passo é estabelecer um período de tempo para análise. E aqui cabem algumas observações. O prazo de validade dos produtos é um fator determinante, já que prazos de validade maiores podem ser armazenados até por anos enquanto aqueles com prazo menor precisam ser utilizados e repostos mais rapidamente. Outro ponto determinante é o espaço disponível para armazenamento. Não adianta nada você querer um estoque de luvas para quatro meses se não terá lugar para guardá-lo, por exemplo.
Definido o período, faça uma previsão de quantas pessoas serão atendidas nele. Uma forma de se conseguir uma expectativa mais realista é analisando o mesmo período do ano anterior ou o período imediatamente anterior e adaptar para a realidade do seu consultório no momento.
Com isso em mente, chegou a hora de comprar os materiais e se planejar para atender um determinado ciclo de consumo. Se você fez uma previsão de atendimentos para os próximos quatro meses, por exemplo, faça esses pedidos de dois em três dois. Desse modo você se previne e chega próximo do limite crítico ou fica sem material. Se decidiu fazer uma previsão anual, faça compras com uma frequência temporal menor, de três em três meses por exemplo. Esse procedimento é importante para manter um estoque mínimo em seu consultório. Leve em consideração, também, o tempo gasto para a entrega do pedido e o faça com antecedência.
Pensar o estoque de forma estratégica é um bom caminho para reduzir os custos de seu consultório. Esse pensamento vai te fazer comprar em quantidades um pouco maiores e, com isso, negociar com os fornecedores e conseguir melhores preços.