O inbound marketing na odontologia

inbound marketing na odontologia

A chegada da internet fez com que diversas profissões precisassem repensar suas formas de trabalho. A evolução tecnológica tem um papel fundamental nessa mudança, lógico, mas o que muitos esquecem de levar em consideração é que o papel e o poder do consumidor também mudaram bastante nesse período.

Mas ao contrário do que aconteceu com outras profissões, a tecnologia só veio agregar ao trabalho de um cirurgião-dentista: novas técnicas, novas formas de gerenciar consultórios, novos equipamentos.

As vantagens são inúmeras, então podemos deixar esse ponto de lado e nos concentrarmos no outro. E se você já atende há algum tempo, deve ter sentido na pele como foi essa mudança no comportamento dos pacientes nos últimos 15 anos.

A mudança no perfil do consumidor (paciente)

A principal diferença é que hoje os pacientes são muito mais exigentes do que eram. Eles têm a internet inteira nas mãos, podem pesquisar o que quiserem, ver vídeos sobre tratamentos e se informarem melhor.

Eles chegam mais questionadores e querem entender de fato o que será feito no caso deles. Mas isso é fácil de ser resolvido com um bom processo de fidelização de pacientes e com a interação entre vocês. A dificuldade está antes do paciente chegar, em outro ponto mais crítico.

De acordo com o Mashable, 44% das malas diretas sequer são abertas, 86% das pessoas zapeiam durante comerciais de televisão e 84% das pessoas entre 25 e 34 anos já saíram de um site por causa de um anúncio irrelevante ou invasivo.

Essa resistência a um marketing tradicional, chamado de outbound marketing, é ainda maior quando falamos nas novas gerações, que já nasceram em frente a um computador e estão acostumadas com todo tipo de propaganda offline e online.

O que é o Inbound Marketing

É por isso que, recentemente, uma nova forma de fazer marketing surgiu. Em oposição a forçar a propaganda de um produto ou serviço (como é o odontológico), o inbound marketing se concentra em conquistar a atenção do cliente ao invés de comprá-la.

Isso significa mostrar para o paciente como seu trabalho é interessante e o quanto ele precisa de ir até o consultório. Em vez de apenas fazer uma propaganda, é convencê-lo de que você é a opção correta.

Segundo dados compilados pelo Viver de blog, pensar o marketing dessa forma faz com que você economize 62% em relação ao que é feito no outbound e só essa economia já é um argumento para você prestar atenção no inbound.

Mas o que esse tipo de marketing faz e por que usá-lo no consultório? Para explicar o inbound marketing melhor e sanar essas dúvidas, precisamos passar rapidamente pelos quatro pilares básicos dele: atrair, converter, vender e encantar.

Falarei com detalhes sobre eles em outro post, mas, em um resumo, temos a seguinte ideia:

Os 4 passos do Inbound Marketing

1. Atrair

Pessoas desconhecidas ficam sabendo de seu consultório através de algum conteúdo interessante que você fez e disponibilizou na internet, tais como posts de blog, redes sociais, ebooks ou outros conteúdos.

2. Converter

Agora que as pessoas te conhecem, você precisa ter meios de entrar em contato com ela, principalmente email e telefone.

3. Vender

Com o contato, convide-a para uma consulta inicial. Marque um horário, faça com que ela conheça de fato o seu trabalho e mostre como você pode resolver o problema dela e acerte valores.

4. Fidelizar e encantar

Preocupe-se com o pós-atendimento. Transforme aquele paciente em um divulgador da sua marca e faça com que ele traga novos clientes para você.

os passos do inbound marketing

Esses passos, quando bem executados, te ajudam a trazer pacientes para o consultório e, principalmente, fazer com que os atuais se engajem com o seu trabalho. Essa é uma forma relativamente recente de pensar o marketing e, por isso, ainda há muita coisa a ser explorada, inclusive na odontologia.

Existem dentistas fazendo um trabalho ótimo de inbound com seus pacientes e com o público em geral, tornando-se verdadeiras referências em algumas áreas.

É por isso que é interessante estudar e investir em inbound marketing. Dentro desse processo, conhecer quem são seus pacientes e seu público é fundamental, então pode contar com a gente do LaudOnline na hora de gerenciar todas as informações de seus pacientes, de modo a encantá-los cada vez mais.

cta ebook marketing odontologia
Rodapé Cadastre-se-01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *