Medindo a satisfação de seu cliente

Ouvir o seu cliente pode ser uma das melhores maneiras de fazer com que a sua empresa seja um grande sucesso. Você pode pensar que está fazendo o melhor trabalho do mundo, mas seu paciente pode discordar ou querer algo a mais. Por isso a importância de se medir a satisfação. Este é um ótimo caminho para aprimorar o seu trabalho e ter pacientes fiéis, além de ser uma tarefa bastante simples. Nesse post vamos te mostrar algumas das técnicas para isso.

Dois aspectos são importantes para escolher a melhor técnica de mensuração. Primeiro, tenha em mente os segmentos de pacientes que você atende e leve em conta que a interação com cada um deles é diferente. Isso faz com que talvez seja necessário empregar técnicas de mensuração diferentes, então não se esqueça desse detalhe.

O segundo aspecto é definir quais momentos da experiência em sua clínica você deseja medir, afinal, se você está ligado em nosso blog, já sabe que não é só o atendimento que conta, não é mesmo? Tendo isso em vista vamos te mostrar algumas técnicas que podem ser facilmente aplicadas.

1. Pesquisa de satisfação
Faça um pequeno questionário com perguntas bem formuladas e direcionadas para aquilo que você deseja descobrir. Usar uma escala de 1 a 5, por exemplo, pode ser uma opção para obter respostas objetivas. Estes questionários podem ser físicos ou virtuais e devem ser aplicados com uma periodicidade definida anteriormente.

2. Comportamento do cliente
Esse método é um pouco mais subjetivo e pode ser bem empregado quando há uma proximidade entre você e seu paciente. Durante o atendimento, procure extrair algumas impressões sobre a pessoa que está em sua cadeira, seja conversando com ela ou até mesmo reparando na maneira como ela se comporta.

3. Ouvidoria
Crie lugares específicos para o paciente fale sobre a experiência em seu consultório. Uma caixinha de “Deixe a sua opinião” ou um “Fale conosco” em seu site são boas opções. Estimule-o a participar e mostre que a opinião dele é importante para você. Nesse método, porém, é preciso ter cuidado: quando clientes oferecem sua opinião espontaneamente ou é porque estão muito satisfeitos ou muito insatisfeitos.

Escolhido o método, coloque-o em prática. Leve a sério a opinião de seus clientes e procure fazer as melhorias que estiverem ao seu alcance. Se quiser saber um pouco mais sobre formas de se relacionar com o seu paciente você pode baixar gratuitamente o nosso ebook clicando aqui ou na imagem abaixo.

Rodapé Fidelização-01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *