Ficar com o consultório vazio é um dos grandes pesadelos de qualquer dentista, afinal cadeira vazia é sinônimo de perda de dinheiro. Quando o problema é a falta de pacientes, trabalhar com prospecção e fidelização é o caminho a ser trilhado. Mas e quando sua agenda está cheia e o consultório vazio? O que leva um paciente a não comparecer em uma consulta?
De acordo com a pesquisa “Estudo do perfil sócio-econômico dos pacientes e os motivos que os levaram a faltar em consultas odontológicas”, feita por um grupo de alunos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, foi levantado que 59% dos pacientes faltam simplesmente por terem se esquecido da consulta. Outras porcentagens significativas são de pessoas que faltaram por motivos de trabalho ou escola, em um clássico conflito de horários.
Nem dá para maldizer o paciente nesses casos, afinal quem nunca se esqueceu de um compromisso? O problema é que seu consultório não pode ficar parado, então há uma solução simples para evitar faltas: lembrar o paciente da consulta. Pode parecer um detalhe bobo, mas só de implementar esse processo você já pode gerar resultados expressivos.
Imagine a seguinte situação. Seu paciente está tranquilo em casa e não se lembrou que tem uma consulta com você daqui dois dias. Se tudo continuar como está, ele não vai aparecer em seu consultório. Já se você ligar, enviar um email ou uma mensagem de texto, por exemplo, esse esquecimento será resolvido. Se o paciente confirmar a consulta, ótimo. Se ele cancelar, ainda dá tempo de tentar marcar um paciente para o horário ou antecipar outras consultas. A vantagem é que você terá uma resposta e poderá se programar para isso. Mesmo que ela seja negativa, é essencial sabê-la para que seu trabalho possa caminhar bem.
Outro ponto que não comentamos e que também é impactado pelo uso de lembretes é na fidelização de seus pacientes. Quando você envia uma mensagem personalizada ou liga, o paciente se sente especial, percebe que o consultório se interessa por ele e, se ele ficar satisfeito com o tratamento, são grandes as chances de sempre se consultar com você.
Enfim, esperamos que tenha ficado clara a importância de se enviar lembretes de consultas para seus pacientes. Como você vai fazer isso é de acordo com o que melhor se adaptar ao seu consultório. Se vai fazer ligações com um dia de antecedência, trate isso diretamente com a pessoa responsável por sua secretaria. Se quiser enviar emails e mensagens de forma automatizadas, softwares de gestão como o LaudOnline podem te ajudar. O importante é escolher o melhor para o seu caso e melhorar os resultados de seu consultório.