Estar presente no Facebook pode ser uma boa estratégia para a comunicação de seu consultório. Combinado a outras ferramentas, ele pode te auxiliar a prospectar novos pacientes e manter contato com os atuais. Nesse post vamos te mostrar a melhor forma de usar essa rede a seu favor.
Para começar, o primeiro ponto é definir como fazer isso. Uso meu perfil pessoal? Crio duas contas separadas? Adiciono todos os meus pacientes? A nossa sugestão é criar uma fanpage para seu consultório e deixar a sua conta pessoal apenas para manter contato com amigos e familiares. Isso é importante porque, afinal, seus pacientes não precisam saber como foi o churrasco do final de semana. Além disso, com a fanpage não há necessidade de adicionar os pacientes (uma estratégia bastante invasiva), bastando indicá-la para eles.
Seja profissional ao publicar em sua página, mas mantenha um tom amigável e descontraído. Procure sempre gerar simpatia. Para isso, é importante não postar apenas propagandas do seu serviço, ofereça também conteúdos que sejam relevantes para o seu público. Aliás, pense sempre no seu público. O que ele quer ler? Quais informações precisa saber? Tenha essas questões em mente sempre que for criar ou compartilhar algum conteúdo. Mantenha o foco na qualidade e relevância.
Outro fator a ser pensado ao começar sua página é o investimento financeiro, que pode ou não ser feito. O que acontece é o seguinte: quando você publica um post, ele não será exibido para todas as pessoas que curtem a sua página. Pelo contrário, apenas uma pequena porcentagem – de 2 a 3% aproximadamente – receberá o conteúdo na linha do tempo. Para contornar esse problema é possível pagar e aumentar o alcance de suas publicações. A escolha é sua. Veja se os resultados obtidos correspondem às suas expectativas e, se não for o caso, avalie a possibilidade de investir algum dinheiro. O valor mínimo para qualquer anúncio é de um real.
Por fim, existe um ponto que não podemos esquecer: dentistas são pessoas muito atarefadas. Isso faz com que ter um tempinho extra para desenvolver conteúdo para redes sociais seja um desafio. Para isso existem duas soluções. A primeira e mais simples é compartilhar publicações de outras páginas, como a do LaudOnline, por exemplo. Já a segunda seria contratar profissionais para cuidarem disso para você. A escolha depende de quanto tempo e quanto dinheiro você deseja investir.
Com essas dicas esperamos que você esteja pronto para começar.