A gente já te mostrou a importância de controlar retornos dos pacientes, o impacto financeiro que isso causa e até mesmo alguns métodos de como fazer o controle. Nesse último post, inclusive, falamos de como um software de gestão pode te ajudar nesse processo.
Dentre as principais vantagens, a automatização do controle de retornos é a que mais chama atenção, uma vez que simplifica o trabalho de organização e planejamento que precisa ser feito.
Mas em toda essa discussão faltou uma parte prática e que exemplificasse melhor como esse controle de retornos funciona na vida real. Para isso, vamos te explicar o passo a passo dele e como fazer em nosso software de gestão, de forma a deixar a sequência mais visual. Estão prontos? Vamos lá.
1. Registro completo dos pacientes
O primeiro passo para um controle eficiente de retornos é ter um cadastro completo de todos os dados do paciente e de tudo que já foi feito no tratamento. Isso envolve desde informações simples, como os meios para se entrar em contato com ele, até outras mais específicas, como as relativas aos procedimentos realizados.
No LaudOnline todos esses registros podem ser feitos diretamente na pasta do paciente, de modo a simplificar ao máximo o cadastro e a busca por informações no futuro.
2. Planejamento das consultas
Não adianta nada ter todos os dados do paciente registrados se não houver o planejamento das consultas futuras. Juntos, esses dois pontos são os pilares básicos de qualquer bom controle de retorno e, por isso, é preciso destinar um tempinho para acertar quais serão os próximos passos.
Com o LaudOnline é possível fazer isso através do aplicativo “Prontuários”. Ele funciona como um histórico de tudo que já aconteceu e de tudo que irá acontecer, sendo usado tanto como material de consulta quanto como a fonte básica do controle de retornos.
3. Controle automatizado
Com os dados em mãos, fique esperto na hora de controlar as informações e não se esqueça de entrar em contato com o paciente na época correta. Se esse era o trabalho mais cansativo e passível de erros em um controle de retornos físico, um software de gestão simplifica-o ao máximo, pois te mostrará as consultas previstas para determinado mês em uma única tela.
O LaudOnline, por exemplo, faz isso. Com essas informações, basta seguir o próximo passo e consolidar seu processo de fidelização de pacientes.
4. Marcação e sistema de confirmação
De posse das informações sobre as pessoas que precisam retornar, basta entrar em contato com elas. Seja por telefone, email ou SMS, o importante é lembrá-la do retorno e conseguir marcar essa consulta (temos um post sobre as formas de se manter o contato com seu paciente, então vale a pena dar uma olhada).
Em um software de gestão como o LaudOnline existe a possibilidade de enviar emails ou mensagens de texto através do próprio sistema, o que te fará economizar nos gastos. Nosso software ainda possibilita a confirmação automática da consulta.
Se o paciente responder o SMS ou o email, o status da consulta se altera automaticamente e você sabe se ele confirmou ou não, o que também simplifica muito os processos diários.
Concluindo
Com um bom software de gestão é possível realizar um controle de retornos de forma simples e que vai ajudar seu consultório a fidelizar os pacientes. Esperamos que tenha ficado claro o quanto o LaudOnline pode te ajudar nisso. Faça o cadastro em nosso software e descubra como podemos te ajudar com isso e com as outras áreas de gestão de seu consultório.