A importância da inovação na odontologia

As rápidas evoluções tecnológicas do início do século XXI trouxeram um desafio maior para as empresas. Além de se adaptar ao novo cenário, elas precisam lidar também com um novo tipo de cliente, mais conectado e que consegue informações de forma rápida e simples. A própria odontologia, hoje, usa técnicas e formas de gerenciar o consultório que há 10, 20 anos não eram sequer pensadas. Estamos vivendo um processo de evolução acelerada e assim também precisam viver os produtos e serviços que são oferecidos. É nesse ponto que entra a tal da inovação.

Apesar de não existir uma definição universalmente aceita para o termo, a maioria deles diz que inovação é a exploração de novas ideias. É abordar um problema sob novas óticas, agregar valor à empresa ou ao produto para atender os consumidores atuais ou conquistar novos. A forma como isso será feito depende exclusivamente das características de seu negócio e das ideias que você possui.

E aqui não falamos apenas de inovações que vão revolucionar o mercado e criar produtos e serviços novos e inspiradores. Há aquelas, por exemplo, que afetam apenas os produtos locais, o atendimento ou a gestão. É, por exemplo, uma modificação no equipamento odontológico, em uma técnica já existente ou até mesmo em seu método de gestão. É implementar uma técnica nova que vai te ajudar a otimizar o atendimento ao paciente.

Esse tipo de inovação, apesar de parecer simples e não usar uma ideia completamente original, traz um ganho enorme para a empresa e vai inovar na forma de se fazer algo. Esse talvez seja o tipo de inovação mais comum no contexto empresarial e é o que vai trazer o diferencial para seu consultório quando comparado com os concorrentes.

Os impactos dessas pequenas inovações são os mais diversos. Aumento da visibilidade do negócio, processo de melhoria contínua, aumento da receita, modernização de processos internos, otimização do tempo e dos resultados… Apenas alguns exemplos do que pode acontecer se essas técnicas inovadoras forem implementadas e derem certo em sua empresa.

E não adianta falar que você não possui inspiração ou força de vontade suficiente para inovar. Todo mundo possui isso dentro de si e, para que este lado funcione, basta que você o exercite com frequência. O vídeo abaixo foi produzido pelo canal do Gustavo Horn e fala sobre os diferentes tipos de inspiração. Vale o clique para começar a mudar sua realidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *