O Facebook é a rede social preferida dos brasileiros, possuir uma empresa e não estar nesta plataforma, significa uma perda enorme de clientes e futuros fãs.
Um consultório odontológico de sucesso deve fazer parte do Facebook, por meio dele, você conseguirá saber o que seus pacientes estão falando sobre a sua empresa, apresentar seu trabalho e conquistar novos públicos. Veja como utilizar de forma estratégica esta mídia social.
1. Crie uma fan page
Para promover seu consultório no Facebook, antes de mais nada, crie uma fan page, ao invés de um perfil na profissional ou pessoal. A página gera uma credibilidade diante dos seus pacientes, além de que, oferece as estatísticas sobre seu público-alvo, suas preferências, para que assim, você possa trabalhar o conteúdo da melhor forma, e verificar quantos seguidores conquistou, etc. Nunca use seu perfil pessoal para divulgar sua instituição, isto pode gerar diversos incômodos perante os clientes.
2. Defina a frequência de postagem
Não adianta estar no Facebook só por estar. A presença na mídia social deve ser constante. Os principais pontos a serem levados em conta são frequência e relevância. De nada adianta postar 20 conteúdos em uma determinada semana e ficar outras 3 sem postar nada. Também não adianta postar conteúdos que não são relevantes para o seu público alvo.
Uma sugestão de inicial é fazer uma postagem por dia no facebook do seu consultório. Comece aos poucos, o importante sempre será a qualidade. Portanto, não se desespere e publique cinco conteúdos por dia que não agreguem. Você pode se aprofundar melhor sobre a frequência ideal para suas postagens no artigo do viver de blog a frequência perfeita para postar nas redes sociais.
Uma outra dica valiosa é utilizar a ferramenta para agendar postagens no Facebook. Assim você pode programar os conteúdos das próximas 2 semanas quando tiver um tempo livre. Isso facilitará muito manter a frequência de posts do Facebook (fanpage) do seu consultório.
3. Defina suas personas
Para que sua empresa conquiste novos pacientes, é imprescindível definir suas personas, aprofundando sobre seus gostos, como pensam, e demais características que permitem identifica-las, e que assim, possam ser realizadas campanhas no Facebook. Afinal, não é ideal investir em uma campanha, se não existe definição de suas personas.
Verifique suas idades, o local de moradia, qual o assunto do seu setor que ele mais gostaria de ver, dentre outros. Muitas pessoas pecam ao escolher apenas uma persona, mas na verdade, é preciso definir vários, será através dele, que poderá conquistar outros grupos.
4. Conteúdo relevante
Criar conteúdo para o Facebook, não é uma tarefa fácil e que deve ser feita de qualquer maneira, é preciso de pesquisa e planejamento. Publique assuntos que despertem a curiosidade dos seus seguidores, apresente como é feito seu trabalho e mais dados sobre sua empresa.
Lembre-se que o seu público-alvo são pessoas que necessitarão de atendimento odontológico, e não especialistas. Não faça postagens com temas e linguagem entendidas somente por outros dentistas. Eles não são seu foco. Não escreva como se fosse para os demais profissionais da sua área. Seu objetivo é conquistar pacientes, portanto, não publique fotos de casos clínicos em que contenham cortes com muito sangue e fotos de radiografias, não é uma boa estratégia.
5. Mantendo a ética
É fundamental que sua página no Facebook respeite o código de ética da odontologia, não publique a imagem de pessoas sem autorização, assim como os valores dos procedimentos e promoções. A rede social deve ser utilizada como uma grande aliada, mas sempre respeitando o paciente e mantendo a ética profissional.
Já apresentados os principais tópicos para o sucesso no Facebook, está na hora de começar a conquistar seguidores.
6. Invista em Facebook Ads
Quando você publica um post, ele não será exibido para todas as pessoas que curtem a sua página. Pelo contrário, apenas uma pequena porcentagem – de 2 a 3% aproximadamente – receberá o conteúdo na linha do tempo.
Para contornar esse problema é possível pagar e aumentar o alcance de suas publicações. Aqui existe um campo novo a ser explorado: como otimizar os anúncios para gerar o maior resultado com o menor investimento. Você encontrará diversos conteúdo na internet sobre como fazer isso.
7. Mensure os resultados
Analisar os resultados é vital para entender o que está dando certo (e o que não está) para colher resultados cada vez maiores com o Facebook do seu consultório. Você verá que o progresso é incremental e cada vez mais você consegue mais seguidores, fãs e clientes com o mesmo esforço.
A interação na sua página pode ser medida através do próprio facebook. Os principais pontos a se considerar ao medir o desempenho da sua fanpage são alcance e engajamento. Entretanto, o número de pacientes que você conquistou através do facebook, que é a métrica mais importante a longo prazo, não é possível medir através dele. O LaudOnline tem uma ferramenta específica para isso.