3 dicas para melhorar o seu marketing odontológico

marketing odonológico

Antes de oferecer qualquer dica acerca de um assunto complexo como é o marketing odontológico, é importante que se faça, mesmo que de forma muito sucinta, uma abordagem do que é marketing.

O que é marketing?

O marketing é a disciplina que cuida da relação entre empresa, oferta e cliente (ou consumidor) proporcionando o melhor resultado para cada uma das partes envolvidas. O cliente é aquele a quem se deseja atender e satisfazer, a oferta é o meio para a empresa atingir esse objetivo. O cliente é o centro das decisões de marketing e a oferta a consequência dessas decisões.

Para ficar mais clara essa relação, uma demanda recorrente dos pacientes de um consultório odontológico é se submeter a procedimentos que não lhe causem dor. Evidentemente, cientes dessa demanda, os especialistas lançam-se à pesquisa para o desenvolvimento de procedimentos onde o paciente não sinta dor.

Fazer esse investimento em pesquisa e desenvolvimento de soluções para atender a desejos e demandas é marketing, comunicar as soluções é marketing, bem como entregar da melhor forma.

1. Crie uma experiência única de atendimento

Criar uma experiência única de atendimento é fundamental para diferenciar-se da concorrência e fidelizar pacientes. Vale lembrar que o atendimento começa muito antes do paciente estar sentado na cadeira do dentista. Coloque-se no lugar do cliente. Esse é um mandamento a ser seguido. Não existe melhor forma de atender bem a um cliente do que entregar aquilo que ele quer e precisa.

Estabeleça formas de perguntar ao cliente o que ele achou do atendimento, do que não gostou, do que achou ótimo e quais suas sugestões. É algo simples e barato, mas que oferecerá informações valiosas para tomada de decisões. É partir delas que sua clínica ou consultório poderá ser transformado numa experiência tão agradável que o paciente vai querer voltar.

Paute-se pelo que atenderá melhor as reais necessidades do cliente. Uma ótima escolha é mensurar o NPS em sua clínica.

2. Tenha uma presença online

Essa já deixou de ser uma dica e se tornou quase uma obrigação para quem quer se manter competitivo. Crie um site institucional e um blog. Uma presença online é importante tanto para conquistar novos clientes quanto para manter os atuais retornando ao consultório.

Tente combinar serviços, propaganda institucional e conteúdo relevante, que esteja ligado ao seu negócio. Desenvolva uma rotina de divulgação, um cronograma de postagens para suas mídias sociais, referencie-se no Google e estabeleça um canal com seus clientes.

Uma ótima dica é utilizar o Inbound Marketing como estratégia de marketing odontológico em sua clínica.

 

 

3. Cuide da sua marca

O que é marca? Marca é identidade? Não, identidade é uma formalidade, marca é como uma empresa é vista.

Há dois aspectos naquilo que se pode ver de uma empresa. Um deles é a reputação, o outro a identidade visual. São os dois principais atributos de marca porque são eles que formarão a imagem da empresa na cabeça do consumidor.

Então, é importantíssimo cuidar da reputação. Constrói-se uma reputação oferecendo serviços excelentes, que façam a diferença na vida das pessoas. Constrói-se a reputação mostrando às pessoas que a empresa oferece serviços excelentes. Não basta fazer bem feito, tem que mostrar. É onde entra a comunicação.

A comunicação deve estar ligada intimamente à identidade visual e vice-versa. A logomarca é apenas uma das variáveis que ajuda a identificar a marca visualmente. As cores, o design e o estilo, enfim, cada detalhe, devem ser cuidados para que tudo que a empresa produz narre a perspectiva da marca. Se possível, contrate uma agência de propaganda.

 

cta ebook marketing odontologia