Para conquistar um novo cliente, três pontos são fundamentais: fazer com que o seu futuro paciente chegue até você, mostrar que seu trabalho é realizado com excelência e, por fim, mostrar que você cobra um valor justo por tudo que oferece. Trouxemos neste post algumas dicas para trabalhar com esses três pontos.
1 – Para o cliente te conhecer
O seu consultório odontológico é uma empresa, disso não temos dúvidas. Como toda empresa, para que haja clientes é necessário investir em comunicação e marketing. Pense no seu trabalho como um produto que precisa ser divulgado. Quais são as melhores estratégias para que o seu cliente em potencial conheça o seu produto? Quais os canais de comunicação que poderão trazê-lo até você? Tendo isso em mente vamos pensar nas possibilidades que estão ao seu alcance.
Flyers e folders podem ser uma boa ideia, em especial se sua intenção for distribuí-los nos bairros ao redor de seu consultório. Para isso, invista na identidade visual de sua clínica e contrate profissionais para realizarem o serviço, garantindo um resultado de qualidade.
Estar na internet também é fundamental para qualquer empresa. É uma forma rápida e relativamente barata de divulgar seu trabalho para muitas pessoas, além de possibilitar o relacionamento constante com seus clientes atuais. Um site organizado, com informações relevantes e atualizadas, é o primeiro passo. Com ele seus clientes poderão te encontrar através de sites de busca, conhecer os procedimentos que você realiza e entrar em contato. Um blog ou uma fanpage no Facebook também são ótimas opções para mostrar seu trabalho e oferecer conteúdos relevantes, como dicas sobre odontologia, por exemplo.
2 – Para mostrar qualidade
Você pode ser um excelente dentista que oferece tratamentos de ponta, porém é necessário que essa qualidade se reflita em todos os aspectos relativos a sua clínica. Essa imagem deve transparecer desde a primeira vez que um paciente em potencial chega a seu consultório, portanto se atentar aos detalhes é importante. O primeiro passo é a organização como um todo, principalmente dos documentos. Para aprender a melhor forma de manter seu consultório em ordem, você pode ler o nosso ebook ou esse post do blog.
A decoração também é muito importante e mostra o cuidado que você tem com o seu consultório. Que tal colocar um vaso de flores ou um quadro elegante? Além disso, limpeza em consultórios é fundamental. Opte por cores claras e capriche não apenas no consultório, mas também na sala de espera.
Simpatia também é um fator que faz diferença, cordialidade e bom humor são dois aspectos que devem ser trabalhados tanto por você quanto pela sua secretária. Mas não se esqueça, mostrar qualidade também envolve explicar com clareza os procedimentos que serão realizados e se mostrar aberto e preparado para responder as dúvidas de seu paciente. E não precisamos nem falar sobre a qualidade do tratamento em si, não é mesmo?
3 – Para entender preços e valores
Muitas pessoas acham que os tratamentos odontológicos são caros. Essa percepção de algo ser caro ou barato está na relação entre valor e preço, que são duas coisas diferentes. O preço está relacionado ao dinheiro e trata-se, especificamente, do quanto você irá desembolsar para adquirir um produto ou contratar um serviço. Valor, em contrapartida, abrange aspectos imateriais e trata-se da importância que a compra significa para a pessoa. Dessa forma algo que custa muito dinheiro, mas que é de grande importância para você pode ser considerado barato. Portanto, é muito importante mostrar para o seu cliente não apenas quanto o tratamento custa, mas também o que ele vale e o quanto ele melhorará a vida. Pense bem: o que você vende não é um tratamento de canal ou um clareamento dental, mas sim o alivio da dor e um sorriso novo.