Gestão e EstratégiaOrganização e Atendimento

Organizando a agenda com a Matriz de Eisenhower

A Matriz de Eisenhower foi baseada nas técnicas de produtividade utilizadas por Dwight D. Eisenhower, general do exército e ex-presidente dos Estados Unidos. Ele costumava dizer que “o importante é raramente urgente e o urgente é raramente importante” e, a partir dessa fala, foi elaborada uma matriz que é usada no controle do tempo. O modelo trata-se de quatro quadrantes que variam de acordo com a importância e urgência. Nesse post vamos te mostrar como aplicá-lo à sua rotina.

Matriz-Eisenhower

Importante e não-urgente: metas e planejamentos
O ideal é que a maior parte das atividades do seu dia a dia esteja localizada nesse quadrante. São tarefas importantes, mas que por já estarem planejadas, não têm o fator urgência. Um exemplo disso é atender os pacientes já agendados ou fazer uma viagem com a família. São as tarefas que melhor contribuem para a realização de seus objetivos, não costumam causar estresse e podem até ser prazerosas. Não se esqueça de estabelecer aqui o seu tempo livre e momentos de lazer, afinal, essas são atividades muito importantes.

Importante e urgente: crises
São tarefas que precisam ser resolvidas imediatamente, como um paciente que sofreu uma emergência ou um pneu furado no caminho do consultório. As crises são as maiores responsáveis pelo estresse e por isso é necessário fazer o máximo para evitá-las, mas não se esqueça que com relação aos pacientes, você precisa atendê-los por causa da ética da área de saúde. Para evitar as outras crises, planeje cuidadosamente o seu dia a dia e não adie tarefas. Uma meta planejada pode se tornar uma crise quando adiada.

Não é importante, mas é urgente: interrupções
São tarefas que surgem inesperadamente e interrompem o seu fluxo de trabalho, como pagar uma conta que você descobriu que vencerá hoje ou atender telefonemas. Para evitar interrupções é preciso saber dizer não e também saber delegar tarefas. Diga no telefone que não pode conversar agora. Veja se a sua secretária não pode ir pagar a conta pra você e lembre-se: você não precisa resolver tudo sozinho.

Não é importante, nem urgente: distrações
Distrações precisam ser evitadas, pois atrapalham o seu rendimento sem gerar nenhum benefício. Postagens nas redes sociais, mensagens e joguinhos no celular podem tomar muito tempo se você não se controlar. Lembre-se que fazendo um bom planejamento você terá tempo livre suficiente para fazer o que desejar mais tarde.

Pense na sua rotina e tente dividir as atividades nesses quadrantes. Se sente cansado e acha os dias pouco produtivos? Talvez você esteja lidando com muitas crises. Para resolver isso, invista um tempo maior de planejamento para sua semana, assim você pode tentar prever alguns problemas e evitá-los antes mesmo de acontecerem. Excesso de interrupções e distrações ao longo do dia? Tenha mais foco nas suas atividades. Tentar classificar suas tarefas nesses quadrantes te ajudará a identificar e solucionar problemas na sua rotina. Assim, em breve, tarefas planejadas serão maioria absoluta no seu dia a dia.

Esse é um método simples e eficiente de gestão do tempo, porém, ele não é o único. A​ Tríade do Tempo, por exemplo, é uma outra alternativa. Se quiser saber mais sobre como planejar a sua agenda baixe gratuitamente o nosso ebook clicando aqui ou na imagem abaixo.

Rodapé Agenda-01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *