Gestão e Estratégia

O que caracteriza um empreendedor?

Uma pesquisa feita em 2013 pela Cia de Talentos/DMRH mostrou que 50% dos jovens entre 17 e 26 anos têm vontade de abrir sua própria empresa. Quando se fala em executivos que já atuam no mercado, o valor sobe para 60%, sendo que outros 16% têm sua empresa fundada. Esses não são apenas números, são uma tendência: em sua maioria, os brasileiros desejam empreender Mas o que isso significa e por que há essa necessidade de dar um novo passo na vida profissional?

Se fôssemos usar uma definição clássica, poderíamos caracterizar o empreendedor como uma pessoa que toma a iniciativa, que usa diversos meios e canaliza esforços para atingir um objetivo. Hoje o perfil dessa pessoa se diversificou tanto que não é possível dar uma definição exata. O que podemos é apenas traçar linhas gerais que guiam as ações de tais perfis.

O empreendedor é alguém que não está conformado com a situação atual, seja sua ou do mundo, e se coloca por inteiro na resolução do problema detectado. São pessoas que buscam executar aquilo a que se propõem com determinação, competência e, por que não, uma dose de ousadia. Uma de suas características primordiais é a resiliência, pois problemas irão surgir a todo momento e é preciso saber lidar com eles, conseguindo levantar a cabeça e prosseguir mesmo nos momentos de piores dificuldades.

É preciso, também, ter um forte autoconhecimento. Se você deseja empreender, precisa colocar em mente que você será o seu próprio chefe. Não haverá ninguém superior a quem recorrer em caso de emergências ou para lhe dar um feedback de como está seu trabalho. Além disso, caberá a você o papel de líder, definindo os rumos que sua empresa irá tomar e orientando seus funcionários para que todos cresçam junto com você.

Vale lembrar que empreender não é apenas questão de estar ou não com uma empresa aberta. Às vezes o negócio não dá certo ou a pessoa está em uma empresa que a possibilita exercer esse tipo de papel. Empreender é mais um estado de espírito do que uma posição. Uma pessoa com essa característica vai empreender independente de estar ou não à frente de um negócio. Empreendedores são pessoas que provocam mudanças e geram desenvolvimento. Eles são os responsáveis por criar ideias, motivar pessoas e produzir riquezas.

Para finalizar, empreender é uma característica que pode ser desenvolvida, basta estar disposto a lidar com todos os ônus e bônus em ser um empreendedor. Você está pronto para isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *