Gestão e Estratégia

Empreendedorismo na odontologia

Uma das maiores dúvidas dos formandos em odontologia é o que fazer após conseguir o diploma. Será que o próximo passo é fazer uma sociedade com amigos, abrir o próprio consultório ou trabalhar como funcionário por um tempo? São questionamentos pertinentes e, antes de tomar essa decisão, é importante conversarmos sobre um assunto: empreendedorismo na odontologia.

Não é novidade para ninguém que o mundo está em acelerada evolução. Os últimos 20 anos, então, trouxeram uma revolução tecnológica que mudou a forma como a maioria das profissões trabalha. Com a odontologia não foi diferente. Isso porque nem falamos do afunilamento do mercado e aumento da concorrência. Por isso, hoje os ambientes de trabalho se tornaram lugares dinâmicos e que precisam sempre buscar a inovação.

É por causa disso que os profissionais da área odontológica precisam estimular seu espírito empreendedor. Aliás, você sabe o que significa ser empreendedor? A ideia por trás desse termo vai muito além do simples “abrir seu próprio consultório” e envolve um profissional com capacidade para conduzir um empreendimento, assumir riscos e inovar em sua área de atuação.

Nesse cenário é possível perceber que uma grande habilidade técnica não é o suficiente para garantir o sucesso profissional de um dentista. Ao abrir seu consultório, por exemplo, uma das maiores preocupações que você deverá ter é com a gestão do mesmo, estudando as melhores formas de se fazer um planejamento estratégico, gestão financeira e o marketing de sua empresa. É preciso conhecer o seu cliente, o ciclo produtivo, entender seu negócio e saber transformar conhecimento em riqueza.

Mas não pense que é apenas abrindo seu consultório que você pode empreender. Pelo contrário. As ideias que mostramos nos deixam concluir que é possível ser empreendedor em qualquer um dos cenários que apresentamos na introdução desse texto. Se você abrir seu consultório, por exemplo, terá a liberdade para fazer as ações do jeito que preferir. Se trabalha em uma empresa aberta a esse tipo de comportamento, pode contribuir para o crescimento dela e, consequentemente, o seu crescimento interno.

Ter o chamado “espírito empreendedor” é uma necessidade urgente e você precisa dar os primeiros passos para interligar essa ideia às suas atividades. Caso todo o processo seja bem feito, é possível se sobressair em um mercado tão competitivo quanto o da odontologia. Basta começar.

software odontológico laudonline
experimentar o software odontológico laudonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *