Gestão e Estratégia

Dicas de treinamento das recepcionistas

treinamento das recepcionistas

Já falamos aqui no blog sobre a função da recepcionista na clínica odontológica. Por isso mesmo, para que uma clínica odontológica consiga oferecer o melhor atendimento aos pacientes, é essencial que ela invista na qualificação e treinamento das recepcionistas.

Afinal, essas profissionais são as responsáveis pelo primeiro contato com o público e, na maioria das vezes, o atendimento de qualidade por parte delas é o que faz a diferença no momento de fidelizar os clientes e ajudar na gestão da clínica.

Por isso mesmo, é de extrema importância que você tome providências para que as recepcionistas e/ou secretárias da sua clínica saibam como proporcionar atendimento de alta qualidade ao público-alvo. A postura profissional, a cordialidade e a capacidade para resolver problemas, como pacientes com dúvidas e fluxo de caixa, entre outros, são características fundamentais para que estas profissionais ajudem no bom funcionamento da sua clínica odontológica.

Quer saber como ter recepcionistas e secretárias muito bem preparadas para atender o público? Listamos algumas dicas valiosas para você:

Treinamento das recepcionistas

  • Explique detalhadamente como sua clínica funciona
  • Tenha um padrão de atendimento em sua clínica
  • Não deixe de investir no treinamento profissional

Explique detalhadamente como sua clínica funciona

Antes mesmo da secretária ou da recepcionista começar a trabalhar, é fundamental que esta profissional saiba como funciona a sua clínica, qual é o perfil dos pacientes e o que ela pode fazer para oferecer o melhor atendimento possível. Portanto, explique quem é o público-alvo da sua empresa, como se comportam e mostre como é o sistema do seu negócio.

Muito mais do que apenas recepcionar e fazer o primeiro contato com os clientes e fornecedores, as secretárias e recepcionistas também podem ajudar na gestão da sua clínica odontológica. Então, lembre-se também de explicar como funciona o lançamento de caixa da sua empresa e ofereça o treinamento para que as profissionais saibam como utilizar o sistema de gestão da melhor forma.

Tenha um padrão de atendimento em sua clínica

A organização estratégica e o planejamento são essenciais em qualquer tipo de negócio e com a sua clínica odontológica não é diferente. Dessa forma, é importante que você adote um padrão de atendimento em seu consultório e especifique para as secretárias ou recepcionistas quais estratégias devem utilizar para obter os melhores resultados.

Para isso, é essencial definir os processos de funcionamento da clínica e se colocar no lugar do paciente para analisar se você se sente bem atendido. Se necessário, faça um treinamento você mesmo com a secretária ou recepcionista para verificar se a profissional está atendendo de forma adequada.

Não deixe de investir no treinamento profissional

Por fim, uma excelente dica pode ser investir no treinamento para recepcionistas ou secretárias terceirizados. Dessa forma, você pode ter profissionais que são treinados por uma empresa que é especializada em fazer com que estas profissionais atendam de forma profissional e ajudem a sua clínica a crescer cada vez mais.

Com um bom treinamento profissional, as recepcionistas e secretárias aprendem tudo sobre como deve se portar, se comportar e o que podem fazer para ajudar na gestão da clínica odontológica. Sem dúvidas, é um investimento que vale muito a pena pela relação de custo-benefício que o seu negócio terá!

Esse artigo foi relevante para você? Escreva um comentário e deixe a sua opinião!

cta ebook fidelização de pacientes