Como a Implant’art gerou R$2 Milhões em oportunidades em 5 meses

Tempo de leitura: 3 minutos

Inaugurada em Outubro de 2015 a Implant’art é uma clínica odontológica multi-especialidade situada em Betim, Minas Gerais. Os sócios da clinica são Floriano Peixoto, dentista com mais de 20 anos de mercado, e Polianna Ruas que atua na área administrativa da empresa.

A Implantar’t teve desde o seu início o objetivo de praticar uma odontologia de qualidade e moderna como foco e ir na contramão da concorrência por preço praticada pelo mercado, o que por muitas vezes compromete a qualidade do tratamento, chegando até gerar transtornos para o paciente.

Desde a sua inauguração, os sócios tinham em mente que precisariam investir na captação de novos pacientes para gerar oportunidades de negócio e se posicionar como referência em odontologia na região.

O problema

A principal dificuldade no início era encontrar quais os canais de marketing (folder, indicação, facebook, google adwords, convênio, …) seriam utilizados pela empresa e como mensurar o ROI (retorno sobre o investimento) de cada canal a fim de saber quais estavam funcionando e quais não.

Outra dificuldade apontada pelos sócios era como conseguir ter uma visão estratégia da clínica, de maneira que eles pudessem organizar a gestão, acompanhar o progresso do negócio, identificar quais as áreas careciam de melhorias e assim garantir uma maneira sustentável de crescer.

A solução

Definindo o público-alvo (Personas)

A partiar da contratação do LaudOnline o primeiro passo foi definir o público-alvo da Implant’art. Aqui a empresa pode entender a importância de se falar com a audiência certa e qual o perfil do paciente ideal eles queriam atrair para a cadeira.

Como eles já haviam definido, eles não queriam pacientes que estavam em busca do “tratamento mais barato” e sim com o foco na qualidade e experiência de atendimento. Esses foram alguns dos critérios que entraram na definição das personas.

Reestruturação do site, blog e fanpage

O site da clínica bem como sua fanpage no Facebook foram reestruturadas para possibilitar um investimento futuro na captação de pacientes através do marketing digital e melhora da presença digital da empresa.

O site ganhou uma cara mais moderna, tornou-se responsivo (adaptado para dispositivos móveis)e redesenhando para possibilitar mais oportunidades de negócio.

Além disso foi criado um blog ,acoplado ao site, para que a empresa pudesse atingir seu objetivo de se tornar referência em tratamento odontológico de qualidade através do marketing de conteúdo.

Captação de Pacientes

Foram levantadas e colocadas em prática diversas estratégias de captação de pacientes, desde parcerias e participação em eventos até marketing digital e convênios.

Os convênios foram considerados no início para gerar um fluxo inicial de pacientes na clínica e garantir um retorno financeiro até que as outras estratégias tivessem resultado. Para maximizar os resultados, foram selecionados convênios que possuíam tabelas mais atraentes no geral ou para uma determinada especialidade.

O painel de desempenho geral

Conforme mencionado no inicio, os sócios queriam uma forma de ver o panorama geral da clínica, acompanhar o progresso das ações executadas e identificar áreas de melhoria.

O LaudOnline foi decisivo nesse processo através do pipeline clínico que faz parte da metodologia de gestão da LaudOnline e é a base do nosso software.

pipeline

Os resultados

A partir do momento que a estratégia desenhada foi colocada em prática a Implantar’art teve resultados surpreendentes na atração de pacientes.

Esse progresso só pode ser medido e melhorado graças ao dashboard do LaudOnline, que traz todos os indicadores do pipeline clínico, e a reuniões com seu gerente de conta.

Entre abril e agosto de 2016 a clínica gerou mais de R$2M (dois milhões) em oportunidades de negócio, com um crescimento constante mês a mês. Foi um crescimento de 770% em apenas 5 meses.

results-floriano

 

experimente o laudonline

 

Sobre Juan Oliveira

Formando em Ciência da Computação pela UFMG, participou ativamente do movimento empresa júnior durante 3 anos. Atualmente, como CEO da LaudOnline, fomenta o empreendedorismo no país e há 5 anos trabalha pela valorização da odontologia por através da melhoria da gestão das clínicas.