Organização e Atendimento

Como conciliar várias agendas

Um grande desafio na vida dos dentistas é conciliar a agenda profissional com os compromissos pessoais. Quantas vezes você já abdicou de momentos de lazer para encaixar um paciente na sua agenda? A questão aqui é saber equilibrar e para isso planejamento é fundamental.

Aproveite o domingo ou os primeiros momentos da segunda feira de manhã para listar todos os seus compromissos da semana e divida-os ao longo dos dias. Evite ter dias muito atarefados e outros muito tranquilos, já que isso prejudica a sua produtividade por impossibilitar a definição de uma rotina de trabalho. Ao planejar a sua semana, não se esqueça de atividades pontuais do dia a dia, como passar no mercado ou no banco. Não prever essas pequenas obrigações pode afetar seus horários de trabalho ou sua casa.

Com o planejamento feito, é preciso segui-lo. Se prepare porque isso não costuma ser fácil, uma vez que é impossível prever exatamente como será o dia. Para te ajudar, tenha sempre uma cópia da sua agenda com você, seja no smartphone ou, se preferir, em uma agenda física. Assim você não perde tempo ligando para sua secretária para saber o que está planejado no dia.

Ser pontual também é muito importante. Um pequeno atraso pode provocar um efeito bola de neve e atrasar vários outros compromissos importantes. Mas de que adianta cumprir rigorosamente os seus horários se você não pode contar com a pontualidade dos pacientes? O segredo aqui está em cobrar do paciente essa pontualidade. Defina um limite de atraso, peça sua secretária para avisar sobre ele a todos os pacientes na hora de marcar a consulta e evite sempre atender quem ultrapassar o limite de atraso definido. É comum sentir certa insegurança ao deixar de atender o paciente atrasado, porém pior do que isso é ter pacientes aguardando mais de 30 minutos pelo seu atendimento no final do dia ou ainda perder aquele jantar que você tinha planejado semanas atrás.

Para tentar resolver o problema da conciliação de compromissos é comum optar por duas agendas. Apesar disso, o conflito de horários ainda pode acontecer. Como garantir que a sua secretária não irá agendar uma consulta no mesmo horário do happy hour com seus amigos? A solução mais simples é usar uma só agenda ou então optar por um software que te permita gerenciar várias agendas. Hoje já estão disponíveis sistemas voltados especificamente para o dentista, que permitem organizar consultas e compromissos pessoais, evitando sempre o conflito de horários. O LaudOnline conta com essa ferramenta e você pode conhecê-la se cadastrando em nosso site. Além disso, você pode ler mais dicas para organizar a sua agenda baixando gratuitamente o nosso eBook.

Seguindo esses passos simples você pode aumentar a sua produtividade no dia a dia e aproveitar melhor o seu tempo. Assim você conquistará umas horinhas a mais, seja para passar com a família ou investir ainda mais na otimização de seu consultório. Não se esqueça de que você merece uma folga e que momentos de lazer são essências para a sua qualidade de vida, pois só assim você recarrega as energias e se prepara para os dias de trabalho.

Rodapé Agenda-01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *