Gestão e Estratégia

As vantagens de uma consultoria em gestão

Já falamos bastante aqui no blog sobre a importância do empreendedorismo na odontologia. Assunto pouco explorado nos cursos de graduação e especialização, ele se tornou um grande diferencial na busca por novos clientes e na fidelização dos mesmos. Por causa dessa carência durante a formação, abrir e gerenciar o próprio consultório (ou mesmo trazer melhorias para o lugar em que se trabalha) não é um processo tão simples. O trabalho de uma consultoria pode ser aquilo que vai te ajudar nesse processo.

Antes de tomar a decisão de procurar uma consultoria, primeiro você precisa se voltar para dentro do seu consultório e refletir sobre ele. Em primeiro lugar, quais são os problemas que você enxerga? Acha que está faltando pacientes? Que perde tempo demais entre os atendimentos? Que os atrasos são um problema? Anote tudo e guarde, pois eles serão pontos a serem explorados com mais detalhes depois. Além disso, é importante verificar se o processo de consultoria é realmente importante ou se pode ser feito internamente. Para te ajudar na escolha, vamos mostrar algumas vantagens das consultorias:

1. Otimizar processos
Uma consultoria vai te ajudar a avaliar como são feitos os processos dentro de seu consultório. Isso vai desde o momento que o paciente liga pela primeira vez até depois que ele termina o tratamento, identificando gargalos e formas de otimizar aquilo que já é feito.

2. Renovação no olhar
Um olhar vindo de fora do ambiente de trabalho é fundamental para enxergar pequenos vícios na forma como você trabalha. Isso sem falar que um consultor carrega na bagagem a experiência de todas as outras empresas que ele já assessorou e, com isso, é capaz de trazer coisas novas e que ele sabe que têm resultados garantidos em um contexto semelhante ao seu.

3. Motivação extra
Se você procurou uma consultoria, partimos do pressuposto que você está interessado em realizar mudanças. É bom deixar claro que esse processo envolve muitas conversas, uma boa dose de sugestões e a esperança que seu consultório siga um caminho para o sucesso. Isso dá uma motivação extra para o trabalho, já que muita coisa precisará ser feita e é tudo para um bem maior. Ao se empolgar com as ideias, arregaçar as mangas e colocá-las em prática será bem mais prazeroso.

4. Aumentar a produtividade
Uma das consequências de toda a consultoria será aumentar a produtividade de seu consultório. Seja através da simplificação ou otimização de processos, melhoria no processo de gestão ou na forma de se lidar com os pacientes. Independente da forma, ele vai te ajudar no trabalho diário e isso será sentido no final do mês, quando calcular as receitas.

Com tudo que dissemos, é bom pensar bem na hora de escolher um processo de consultoria. A relação entre consultor e empresa precisa ser uma relação de confiança e isso não se adquire facilmente. Procure conhecer o consultor e a empresa para a qual ele trabalha, veja os materiais produzidos por ela e se informe sobre o assunto. Por outro lado, também esteja aberto para ouvir e, principalmente, implementar as sugestões dadas. Só assim um serviço de consultoria pode ser considerado bem sucedido para as duas partes.

Rodapé-LaudOnline-02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *