Gestão e Estratégia

A função da secretária na clínica odontológica

função da secretária na clínica odontológica

A função da secretária na clínica odontológica é muito diversa e fundamental para o bom funcionamento do consultório, para a satisfação dos pacientes e até para o desempenho do próprio dentista.

Lidar com a recepção, agendar consultas e procedimentos, atender ao telefone, receber pacientes, fazer pagamentos, lidar com fornecedores e, em alguns casos, auxiliar o próprio dentista durante o atendimento e com o preparo da sala e dos instrumentos, são apenas algumas das funções que ela desempenha.

experimentar o laudonline gratuitamente

É a secretária quem lida com boa parte dos obstáculos administrativos, permitindo que o dentista exerça sua função com foco e tranquilidade. Por tudo isso, é seguro dizer que o papel da secretária de um consultório odontológico é fundamental e pode auxiliar no crescimento e na credibilidade do estabelecimento.

Destacando-se

Se observarmos atentamente, essa profissional pode ajudar a definir o desempenho e o crescimento de um consultório, pois é ela quem lida diretamente com os pacientes.

Relacionando com os pacientes

Na área da saúde, o fator humano muitas vezes é tão ou mais importante do que estrutura física, profissionais qualificados e melhor atendimento. Afinal, ninguém quer estar em um local em que é tratado mal ou ignorado, ainda mais se estiver pagando por isso, não é mesmo?

Se você, secretária de uma clínica odontológica, se mostra solícita e simpática, disposta a tirar dúvidas e resolver situações, irá criar uma experiência única de atendimento no consultório. Por ser o primeiro contato do paciente com o consultório, é importante sorrir, recebê-los bem e ser gentil. É preciso também saber lidar com pessoas, ter paciência, estar bem informada sobre os serviços oferecidos no local e tratar todas as pessoas sem distinção.

Todas essas ações fazem os pacientes terem vontade de voltar. Além disso, seu atendimento pode conquistar novos pacientes, já que as pessoas comentam entre si e pedem referências quando precisam ir ao dentista.

Auxiliando na organização

Outra função fundamental da secretária é manter a organização da agenda, dos documentos e até dos registros odontológicos, facilitando e otimizando o trabalho do dentista e evitando possíveis erros e mal-entendidos.

Você tem uma visão geral da clínica. Observe as rotinas, o que precisa de mudanças ou adaptações e dê sugestões ao seu chefe para melhorar o cotidiano do estabelecimento e trazer mais pacientes. E seja proativa! Você pode, por exemplo, listar pacientes que não se consultam há um tempo considerável e entrar em contato para lembrá-los – com muita gentileza, é claro, sem pressionar as pessoas.

cta ebook documentos do consultório

Valorização merecida

Atitudes como essas deixam clara a sua competência como profissional e a sua importância para o bom funcionamento da clínica. Você pode também participar de eventos da área odontológica (congressos, encontros) e buscar fazer cursos como o de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) ou Técnico em Saúde Bucal, mostrando o seu interesse em crescer na área e em novas posições dentro do consultório.

O dentista deve valorizar todo trabalho duro da secretária para manter a ordem e o funcionamento da clínica, oferecendo salário adequado e sem atrasos, respeitando os horários estabelecidos, reconhecendo sua importância para a clínica, motivando e oferecendo oportunidade de crescimento.

experimentar o laudonline gratuitamente