Gestão e Estratégia

5 benefícios de um software odontológico para sua clínica

benefícios de um sofware odontológico

Em pelo século XXI, com a tecnologia totalmente integrada ao nosso dia-a-dia é improvável que uma clínica odontológica seja administrada sem o auxílio de um software odontológico. Será!? Na verdade não.

Infelizmente grande parte das clínicas brasileiras ainda ainda são geridas através de papel ou, no melhor dos casos, planilhas eletrônicas. Não existe um dado oficial sobre essa proporção, mas analisando a nossa base de milhares de profissionais, o número de clínicas que não possuem um software odontológico gira em torno de 60%.

Se você ainda é um desses profissionais, eu lhe apresento abaixo os 5 principais benefícios de um software odontológico para você mudar a realidade da sua clínica ou consultório.

Os benefícios de um software odontológico

  1. Auxilia na organização da clínica
  2. Aumenta a produtividade da sua equipe
  3. Melhora o relacionamento com o paciente
  4. Fornece atalhos para o crescimento do negócio
  5. Aumenta a segurança e a flexibilidade

1. Auxilia na organização da clínica

Quando se analisa uma clínica que não possui um software odontológico a primeira coisa que se observa é uma sensação maior de desorganização em relação aquelas que o possuem. Isso porque nessas clínicas a gestão é realizada através de documentos em papel, caderninhos e agendas físicas. O acúmulo de papel em todos os lugares é inevitável.

Se sua administração é realizada por meio de planilhas eletrônicas e documentos do word, você não terá tantos problemas com o armazenamento físico. Mesmo assim, é muito comum que eles estejam espalhados por diversas pastas e/ou diversas máquinas, tornando uma tarefa árdua encontrar qualquer coisa.

Um bom software odontológico concentra todas as informações da sua clínica em um único local e de maneira digital, resolvendo os dois problemas listados acima e melhorando a produtividade da equipe como veremos no próximo tópico.

benefícios de um software odontológico: eliminar papel

2. Aumenta a produtividade da sua equipe

Informações concentradas

Esse é um dos grandes benefícios proporcionados por um software de gestão em sua clínica ou consultório. Ele concentra todas as informações importantes sobre o negócio em um único local. É possível ter acesso rápido ao prontuário dos pacientes, a agenda dos dentistas, as informações financeiras, etc.

Padronização de processos

Outro ponto de destaque é a padronização e automação de processos. Não ter processos bem definidos é um dos grandes erros de gestão das clínica odontológicas. Todo negócio bem administrado precisa de processos para ganhar escala, ou seja, fazer mais com os mesmos recursos (pessoas, equipamentos, dinheiro, …).

Um processo nada mais é que uma sequência de etapas para execução de uma determinada tarefa e o principal deles em uma clínica odontológica é o fluxo de atendimento ao paciente. Um bom software odontológico irá fazer com que a sua equipe trabalhe de maneira padronizada, reduzindo a chance de serem cometidos erros, proporcionando aumento da agilidade e facilitando a adaptação de novos funcionários.

Automação de processos

Além da padronização, você também ganhará com a automação dos processos. Imagine o quão mais fácil seria se os seus pacientes recebessem mensagens no email e no celular lembrando-os sobre o dia e o horário da consulta?! E se eles ainda pudessem confirmar ou cancelar a consulta através do celular e a resposta ficar imediatamente disponível na agenda do dentista responsável pelo atendimento? Isso já é uma realidade dos grandes software odontológicos como o LaudOnline.

3. Melhora o relacionamento com o paciente

Um outro benefício de um software odontológico é a melhora no relacionamento com o paciente, contribuindo para criar uma experiência única de atendimento e melhorando a fidelização de pacientes.  Isso é proporcionado pelo prontuário eletrônico dos pacientes e automação da comunicação.

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é uma parte básica de qualquer programa odontológico. O que varia é a forma como ele é apresentado. No prontuário do LaudOnline por exemplo, é possível acessar todos os dados cadastrais, o histórico de consultas, o plano de tratamento, a fotos e radiografias, atestados, receitas e informações financeiras do paciente.

Com toda essa riqueza de informações fica mais fácil realizar um atendimento diferenciado, identificar as preferências do paciente, antecipar e controlar os retornos e ter uma visão mais completa da saúde bucal dele.

Automação da comunicação

A automação da comunicação é fundamental para melhorar o relacionamento com os pacientes em escala. É muito comum que em meio a tantas tarefas do dia, os profissionais se esqueçam de confirmar a consulta com os pacientes, lembrá-los de retornar a cada 6 meses para uma profilaxia, cobrar débitos pendentes, etc.

Um software como o LaudOnline faz todas essas ações para você e sua equipe de maneira automática, garantindo que a comunicação funcione de forma efetiva e liberando tempo para sua equipe realizar outras atividades.

Além disso, campanhas de marketing como enviar mensagem no aniversário e em outras datas especiais, ou dicas de saúde bucal e informações sobre pós-atendimento podem também ser automatizadas.

benefícios de um software odontológico: relacionamento com o paciente

4. Fornece atalhos para o crescimento do negócio

Esse também é um dos grandes benefícios de um software odontológico. Com todas as informações da clínica disponíveis, um bom software costuma realizar o cruzamento de dados para identificar possíveis gargalos na administração da sua clínica e proporcionar melhorias para aumentar sua receita, reduzir custos, melhorar a satisfação dos pacientes, dentre outros.

Geralmente esses atalhos são apresentados por meio de Indicadores-chave de performance, os chamados KPIs. No LaudOnline por exemplo, eles são parte da nossa metodologia própria de gestão, o pipeline clínico e ficam disponíveis na tela inicial do sistema.

dashboard do laudonline
Dashboard do LaudOnline mostrando os KPIs

 

5. Aumenta a segurança e a flexibilidade

Segurança

A segurança é outro motivo importante para adquirir um software odontológico. A maioria deles permite que você personalize os controle de acesso para cada profissional da equipe. Assim você determina o que cada um pode ou não ver, criar ou editar.

Se nos restringimos ao universo dos softwares odontológicos online a segurança é ainda maior, pois na maioria deles, é realizado o backup automático de todos os dados inseridos no programa. Assim você não corre o risco de perder as fichas clínicas dos pacientes ou outras informações da clínica em caso de furto, problemas nos computadores ou danificação dos documentos físicos.

Flexibilidade

Ainda no universo dos softwares odontológicos online, a flexibilidade é outro ponto de destaque. Você pode acessar todas as informações da sua clínica ou consultório de qualquer lugar, como no conforto de sua casa. Basta ter conexão com a internet.

acessando a clínica de casa

Por fim…

Como vimos, os benefícios de um software odontológico para sua clínica são vários. Ele permitirá que você e sua equipe tratem a clínica como uma verdadeira empresa.

Não importa se você tem uma pequena clínica com um consultório apenas ou uma com várias salas de atendimento. Um bom software odontológico é uma ferramenta fundamental para garantir o sucesso do empreendimento.

Existem diversas soluções no mercado e você deve escolher a que melhor se encaixar a sua realidade. Neste artigo nós apresentamos os pontos importantes que devem ser considerados na hora de escolher o software odontológico para sua clínica.

experimente o laudonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *