Organização e Atendimento

4 bons motivos para manter seu consultório organizado

Em meio a tantos atendimentos diários, algumas vezes fica difícil manter o consultório organizado, certo? São muitas coisas em sua cabeça e, mesmo sem perceber, você acaba espalhando papéis e outros objetos. Os resultados dessa falta de organização podem ser muito problemáticos a longo prazo, afetando sua eficiência no trabalho e sua imagem como profissional. Nesse post vamos mostrar alguns dos motivos pelos quais a organização de seu consultório deve ser um assunto prioritário no dia a dia.

1. Aumenta a produtividade

Se você souber exatamente onde está cada coisa, não perderá tempo procurando. E por mais que essa conclusão soe óbvia, em momentos de preguiça ela parece sumir da nossa mente. Sempre que tiver um documento para arquivar ou algum objeto para guardar, faça isso na hora e coloque-o no lugar previamente definido. Se não fazer isso, são altas as chances de você esquecê-lo em um canto qualquer e ter dificuldades para encontrá-lo depois.

Tenha em mente que agilidade é algo que o paciente preza e que também trará benefícios concretos na sua vida pessoal. Um tempinho a mais para um almoço tranquilo ou um paciente que te indica pela sua pontualidade e eficiência são só alguns dos bons exemplos de ganhos.

2. Passa a ideia de profissionalismo e qualidade

Um ambiente desorganizado passa a ideia de falta de planejamento, higiene e cuidados, aspectos que nenhum paciente deseja ver em uma clínica odontológica. Além disso, é comum tirarmos conclusões sobre as pessoas a partir do ambiente que elas ocupam. Isso quer dizer que seu ambiente de trabalho diz muito sobre o profissional que você é, mesmo que involuntariamente.

É fundamental que você mantenha o seu consultório organizado, refletindo a excelência que você se propõe em seus atendimentos. Nesse caso, o desafio é perceber o que está fora do lugar, uma vez que, estando ali todos os dias, você acaba se acostumando com a forma que o ambiente se organiza.

Para resolver esse problema, faça o seguinte exercício: todos os dias ao chegar em seu consultório, tente pensar como um paciente que foi até ali pela primeira vez. O que está te incomodando? O que você poderia melhorar?

3. É fundamental para as finanças

Quando falamos em organização, não estamos nos referindo apenas ao ambiente físico do seu consultório, mas também ao controle das suas finanças. No que diz respeito ao dinheiro, organização é fundamental para todas as pessoas e deve ser uma preocupação cotidiana, especialmente para você que tem gastos e receitas variáveis ao longo do mês.

Um controle rigoroso de tudo o que você recebe e gasta é importante para planejar cortes , quando necessário, ou investimentos, quando for de seu interesse. A organização financeira é o que te possibilitará ter tranquilidade ao fim do mês e, se quiser saber mais sobre como gerenciar as suas finanças, pode baixar nosso ebook sobre o assunto.

4. Libera espaço

A falta de espaço é um problema generalizado e, para contorná-lo, a única solução é se organizar. Pastas e arquivos podem ser boas opções para manter seus documentos no lugar certo, porém não resolvem o problema do espaço.

A nossa sugestão é que você opte por guardar seus documentos digitalmente, pois um notebook quase não ocupa espaço e pode tranquilamente substituir um armário lotado de papéis. Quem sabe assim não sobra um espacinho para um novo equipamento? Se você tiver dúvidas sobre como organizar os documentos do consultório, indicamos a leitura do nosso ebook.

cta-ebook-documentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *