Marketing

11 dicas para o Instagram do seu consultório

instagram odonologia

O Instagram é a mais popular rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. Só para se ter uma ideia dos números, são mais de 200 milhões de usuários ativos em todo o mundo, sendo que cerca de 16 milhões são brasileiros. São pessoas com um engajamento 15 vezes maior do que os frequentadores do Facebook e 57% dos usuários entram pelo menos uma vez por dia. Ou seja, é um público grande e, se bem explorado, pode atrair novos pacientes para seu consultório.

Porém você deve entender que o uso do Instagram para as empresas é diferente do uso para fins pessoais. Existem diversos detalhes que precisam ser observados, de modo a otimizar sua presença e conseguir melhores resultados. Neste post vamos conversar sobre 10 pontos que devem ser observados antes de começar a publicar suas fotos e vídeos.

1. Planeje suas ações.

Esse é o passo básico. Cada rede social exige um planejamento específico, levando em consideração as características intrínsecas dela. Por isso é tão importante sentar e planejar como vai ser a atuação do seu consultório antes de postar a sua primeira foto.

Quantas vezes por semana você postará? Qual tipo de conteúdo? Em quais horários? Qual o tom dos textos usados? Haverá propaganda direta? Como ela será feita? Todos essas decisões levam em consideração a realidade da sua empresa e, por isso, não cabe à gente determinar quais as melhores opções. Entenda seu público e trabalhe em cima dele na hora do planejamento.

2. Mantenha seu perfil atualizado.

Ele é a principal fonte de informações sobre o seu consultório e, como tal, deve estar sempre atualizado. O nome de usuário deve corresponder ao seu consultório, precisa dar as informações de você e da sua empresa, os meios de contato e endereço. Como as postagens não permitem o uso de links, o site de seu consultório (ou outra página informativa) também precisa estar disponível no perfil. E não se esqueça de alterar as informações em caso de mudança, para mantê-lo sempre atualizado.

3. Integre o Instagram com o seu Facebook.

No primeiro tópico falamos que as estratégias são diferentes para cada mídia social, mas nada impede que elas sejam integradas. Como são produtos de uma mesma empresa, a integração entre Facebook e Instagram é tranquila e aumenta ainda mais a visibilidade dos seus posts. Crie uma pasta dentro da página do seu consultório para adicionar as fotos do Instagram e, com isso, aumente sua participação nas duas redes.

4. Saiba usar hashtags.

Uma das características mais marcantes do Instagram é a presença das hashtags. Elas funcionam como um mecanismo de busca dentro do aplicativo e, por isso, é uma ótima forma de novos pacientes te encontrarem. Você pode usar hashtags específicas do seu consultório, as que estão mais sendo faladas no momento e, lógico, hashtags voltadas para a sua área.

Um exemplo interessante é a hashtag #tbt (throwback thursday). Postada sempre às quintas, ela é uma forma de resgatar imagens antigas e mostrar um pouco da memória. Para empresas mais velhas pode funcionar muito bem, por exemplo. Basta estudar quais as melhores hashtags para seu caso, experimentar e, principalmente, não abusar delas. Muitas hashtags em uma única foto parece desespero, então modere no uso.

5. Transforme seu consultório em algo humano.

Outra característica do Instagram é ele ser uma rede social mais próxima do dia a dia. Ele é menos espontâneo que o Snapchat, mas menos empresarial que o Facebook. Nele você pode mostrar os bastidores do seu trabalho, como é o seu consultório e apresentar um pouquinho sobre você e sua equipe.

São fotos que ninguém veria se não te seguissem. Isso te aproxima dos seguidores, mostra uma humanidade que é capaz de cativar os futuros pacientes. Ao te conhecerem um pouco melhor, eles estarão bem mais dispostos a aceitar os planos de tratamentos propostos.

6. Aproveite seus pacientes.

Ainda na ideia de humanizar seu consultório, use os pacientes a seu favor. Essa é uma estratégia que a dra. Alessandra Souza, do Dentista só para baixinhos, utiliza bastante. Além de casos clínicos, fotos pessoais e dicas, ela também posta diversas imagens com as crianças tratadas por ela.

São pequenas histórias pessoais contadas e que agregam na hora de construir a imagem do seu consultório. Lembrando que você só pode compartilhar fotos dos pacientes com autorização deles ou dos responsáveis, de acordo com o que diz o código de ética odontológico.

7. Interaja com seus seguidores.

Por se tratar de uma rede social, interação é fundamental para o Instagram. Curtir e comentar as fotos de seus seguidores, fazer posts com perguntas, responder aos comentários, mencionar os clientes nas publicações que envolverem eles. Há diversas formas de se gerar engajamento, então explore as possibilidades e encontre a que mais gere engajamento para sua marca.

8. Abuse da criatividade.

Não só de imagens bonitas vive o Instagram. Além de caprichar na produção das fotos, você também pode criar vídeos divulgando seu consultório. Além disso, a nova atualização do aplicativo permite compartilhar momentos mais pessoais com seus seguidores. Semelhante ao que acontece no Snapchat, as mensagens desaparecem em 24 horas, o que pode render uma série de fotos e vídeos interessantes. Basta abusar da criatividade e usar as ferramentas a seu favor.

9. Mantenha em funcionamento.

De nada adianta ler todas as dicas que demos nesse post, criar um Instagram para seu consultório e abandoná-lo depois de um tempo. Ações de mídias sociais são a longo prazo, precisam de tempo para gerar engajamento e seguidores fieis. Então é essencial manter o planejamento em execução, postar na frequência correta e sempre procurar novos materiais para serem postados. Às vezes um criador de conteúdo demora anos para conseguir um reconhecimento, então persista no trabalho.

10. Conteúdo é fundamental.

Por tudo que falamos aqui, já deu para perceber qual é o grande carro-chefe de qualquer rede social: o conteúdo. Não adianta nada ter um mega planejamento e uma disciplina exemplar se o conteúdo não for bom. É ele que vai engajar os seguidores e te trazer novos pacientes, então gaste o tempo que for necessário para pensar bons conteúdos e para fazer com que eles sejam incríveis.

11. Monitore os resultados.

Após todo o trabalho acima, você precisa saber se eles trouxeram resultados ou não. Utilize ferramentas de análise ou acompanhe algumas métricas como número de seguidores, curtidas e comentários para ver quais tipos de conteúdo são melhores para serem postados, quais as melhores hashtags etc. É com base nesses resultados que você poderá melhorar a sua atuação na rede social, então monitorar é essencial.

Esses são apenas alguns pontos que precisam ser levados em consideração na hora de criar um Instagram para seu consultório, mas eles já dão uma boa base para começar. O importante é entender o seu negócio, qual o objetivo pretendido e seu público. Com isso em mente, a chance de fazer um bom trabalho é amplificada.

cta ebook marketing odontologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *